Resumo

Título do Artigo

A gestão de resíduos eletroeletrônicos no Brasil - Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ivanilson Parente da Silva
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Seropédica Responsável pela submissão
2 - Roberta Dalvo Pereira Conceição
- CEFET-RJ

Reumo

A geração cada vez maior de resíduos é um dos principais pontos de preocupação no mundo (SPENGLER et al. 1997). Um dos resíduos que traz maior preocupação são os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE), pois na maioria desses equipamentos existem elementos que são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana (FRANCO e LANGE, 2011). No Brasil, as discussões sobre a gestão de resíduos ganharam força a partir da Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com base nisso, é importante identificar o estado da arte sobre a pesquisa de REEE no Brasil.
a presente pesquisa busca verificar quais são e o que abordam os estudos relacionados à gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Brasil? O objetivo da pesquisa é identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, o atual estado da pesquisa sobre gestão de REEE no país, traçando um panorama sobre o que foi publicado após a promulgação da Lei 12.305/2010 – política nacional de resíduos sólidos até o presente momento.
O aumento na geração de resíduos de equipamentos de eletroeletrônicos, tem sido uma preocupação global. Alguns fatores que tem contribuído para isso, tais como a redução da vida útil do produtos, a obsolescência programa, o lançamento de novas tecnologias e estimulo desenfreado ao consumo (FRANCO e LANGE, 2011). Diversos países tem buscado reduzir a geração de resíduos e tem avançado nessas ações. O Brasil tardiamente, tomou algumas medidas nessa direção, como a Lei 12.305/2010 - PNRS, mas mesmo após a Lei o processo de implantação tem sido lento e precisa ser melhorado (ANDRADE et al, 2010).
O trabalho é caracterizado como um pesquisa exploratória e descritiva, pois busca obter obter maior familiaridade com o problema e explicitá-lo por meio de uma revisão sistemática da literatura acerca das publicações sobre REEE no Brasil (GIL, 2008). Para isso, foi realizada um revisão sistemática de literatura utilizando o protocolo elaborado por Cronin et al. (2008). A revisão adotada no trabalho, foi dividida em: objetivo, formulação da questão de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, seleção e acesso a literatura, avaliação da qualidade da literatura e análise e resultados.
A partir das leituras dos artigos foi possível classificá-los em categorias dadas as características e o foco do trabalho. Destacaram-se entre os principais objetos de estudo a geração, destinação e processo de logística reversa dos REEE, as práticas de gestão, o mapeamento do processo e a aplicação das normas regulamentadoras. De modo geral a maior parcela dos trabalhos estava diretamente ligada a cadeia de gestão dos REEE. Nos 5 primeiros anos desde a promulgação da Lei, a produção de trabalhos sobre REEE foi baixa, porém a partir do 6 ano houve um aumento que se manteve nos anos seguintes.
Por meio da revisão sistemática da literatura foi identificado que o número de produções sobre REEE ainda é baixo, sendo que foram encontrados apenas 31 artigos sobre a temática utilizando os critérios estabelecidos, porém nos últimos anos houve um aumento. A maior parcela dos trabalhos estava diretamente ligada a cadeia de gestão dos REEE, o que pode indicar que os estudos que estão sendo realizados buscam entender o funcionamento do processo de gestão de resíduos nas organizações, A pesquisa destacou ainda que há uma concentração das pesquisas em determinados períodicos.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, v. 17, p. 38-43, 2008. SPENGLER, T. H.; PUCHERT, H.; PENKUHN, T.; RENTZ, O. Environmental integrated production and recycling management. European Journal of Operational Research, v. 97, p. 308-326, 1997. FRANCO, R. G. F.; LANGE, L. C. Estimativa do fluxo dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental.