Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LILIAN GUIMARÃES DO NASCIMENTO LEAL
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - Universidade da Amazônia Responsável pela submissão
2 - MARIANNE CORREA DOS SANTOS
- Faculdade Mauricio de Nassau - Unidade Parnaiba

Reumo

Um dos maiores desafios para a implementação de estratégias por meio de Inteligência Competitiva é a construção de ferramentas de coleta de dados, tanto no ambiente interno como no ambiente externo da empresa. As informações internas são mais fáceis de coletar. As empresas devem desenvolver um planejamento estratégico em que apresentem a Inteligência Competitiva como peça fundamental na implementação efetiva em todos os níveis da organização. A Inteligência Competitiva (IC) permite o monitoramento dos negócios de maneira sistematizada.
Considerando-se que o uso da IC em uma empresa pode possibilitar e antecipar as oscilações de mercado, contribuindo para a construção de projetos que resultem na melhoria da gestão por meio do monitoramento das ações estratégicas, pedagógicas e administrativas. O problema de pesquisa se define em: como as IES, fazem o uso da Inteligência Competitiva? Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar a importância da Inteligência Competitiva para a cultura organizacional de instituições de ensino superior privadas.
A competitividade é uma forma eficiente de desenvolvimento, sendo vista como uma posição a ser alcançada pela instituição no tempo, espaço e segmento de mercado. Quando os objetivos são alcançados, novos surgem. Da mesma maneira que a evolução do mercado ocorre a partir de oscilações, a compreensão sobre o posicionamento da empresa e de seus concorrentes diretos e indiretos favorece a tomada de decisão e melhora o perfil adotado para que o planejamento seja traçado (Machado-da-Silva & Fonseca, 2010). Por sua vez, a Inteligência Competitiva vem sendo relacionada a uma atividade de gestão.
Este estudo faz uso da pesquisa qualitativa, uma vez que se contribuiu uma revisão de literatura sobre o tema proposto.
O Brasil é um país em desenvolvimento em todos os sentidos, incluindo o aumento na quantidade de alunos matriculados nas IES. Esse crescimento ocorreu devido aos investimentos públicos. No entanto, há uma disparidade entre as regiões do país, principalmente entre o Sul e o Nordeste (Barros, 2015). As novas alterações sofridas no Ensino Superior surgem da concepção de um novo modelo de ensino, apoiando as diretrizes e as demandas de organismos internacionais que apresentam os níveis de ensino, cada vez mais representativos.
As contribuições desta deste trabalho para a academia estão relacionadas ao que tange o estudo do mercado educacional diante da competitividade atual, para implementação de estratégias competitivas para o desenvolvimento e crescimento das IES. Para estas instituições, a pesquisa contribui para compreender e avaliar o conhecimento dos seus gestores sobre a temática da Inteligência Competitiva e sua postura de atuação para as tomadas de decisões diante de um mercado competitivo e de suas estratégias de gestão.
Barros, A. D. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, 36(131), 361-390, 2015. Machado-Da-Silva, C .; Fonseca, Vs; & Crubellate, JM Estrutura, agência e interpretação: elementos para uma abordagem recursiva do processo de institucionalização. Revista de Administração Contemporânea , v. 14, nnspe, p. 77-107, 2010