Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - João Clécio de Sousa Holanda
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Lilian Caporlingua Giesta Cabral
-
3 - Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
- Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessário a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem à sustentabilidade.
O presente artigo busca investigar o seguinte problema de pesquisa: Qual o panorama na literatura acadêmica sobre os estudos qualitativos na Educação para a Sustentabilidade no campo da Administração? Quanto ao objetivo geral deste estudo, foi apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura.
Segundo Sterling (2011), a Educação para a sustentabilidade (EpS) tem o foco na formação de indivíduos com conhecimentos, habilidades e compreensão necessária para tomar decisões com base em suas implicações sociais, econômicas e ambientais. Diante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nota-se que, a Educação para a Sustentabilidade está contida no ODS 4, visando assegurar um ensino de qualidade, inclusivo e equitativo, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e para todos (NAÇÕES UNIDAS , 2021).
A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, que se obteve 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial.
Esse estudo buscou mostrar: (i) o panorama da produção acadêmica mundial sobre o tema na administração, (ii) levantar os principais procedimentos metodológicos utilizados na literatura, (iii) citar os termos mais recorrentes na literatura e (iv) apresentar como a temática tem sido estudada na literatura a partir dos estudos qualitativos localizados, destacando as principais contribuições e lacunas de pesquisa. Assim, obteve-se que o ano de 2020 foi o de maiores publicações, principalmente de IES europeias, tendo a abordagem qualitativa e a entrevista como as metodologias predominantes.
Dessa forma, identificou-se como a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante para diversos atores envolvidos. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas (instituições, líderes, cidadãos, pesquisadores, estudantes e a comunidade envolvida).
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v.11, n. 1, p. 83-89, 2007. STERLING, S. Transformative Learning and Sustainability: Sketching the conceptual ground. Learning and Teaching in Higter education, v.5, p. 17-33, 2011. TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207–222, 2003.