Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DO TRANSBORDAMENTO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DE EMPREGADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alan Kleiton Cardoso Feitosa
Universidade Federal do Ceará - PPAC Responsável pela submissão
2 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
- Universidade Federal do Ceará
3 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
- Universidade Federal do Ceará

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa segundo Carroll (2021) vai muito mais além do que obrigações econômicas e jurídicas em uma empresa, ela deve proporcionar um impacto social positivo. Este estudo objetiva analisar os mecanismos capazes de causar o efeito Spillover do comportamento ambientalmente sustentável em funcionários da construção civil, compreendendo os antecedentes que fizeram a empresa adotar atividades de RSC, identificando os impactos sociais proporcionados por tal efeito, por meio da explicação do trajeto e dos mecanismos utilizados.
A pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais são os mecanismos capazes de causar o efeito Spillover do comportamento ambientalmente sustentável em funcionários da construção civil? Para isto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: Compreender os antecedentes que fizeram com que a empresa adotasse atividades de RSC; a identificação dos impactos sociais proporcionados pelo efeito Spillover, e explicar o trajeto e os mecanismos utilizados pela construtora para promover impacto social
A pesquisa apresenta uma fundamentação teórica apresentando definições de RSC e das iniciativas com abordagem multinível. Logo em seguida apresenta-se o comportamento “transbordando” de um locus Spillover, como impacto ambiental.
Quanto aos aspectos metodológicos, a natureza desse estudo é qualitativa, a partir da análise de dados coletados por meio da realização de cinco grupos focais (dois com equipes administrativas, do escritório central e do canteiro de obras e três com operários de duas obras distintas), observação direta (não participativa) na residência dos funcionários que apresentaram um maior número de categorias encontradas em seus discursos, entrevista semiestruturada, e documental. A análise das respostas obtidas foi realizada por meio da análise de conteúdo.
Como foram analisados depoimentos, narrativas e informações dos sujeitos atuantes na construção civil, foi considerado que a melhor forma de analisar e tratar os dados obtidos seria através da técnica derivada do método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os conteúdos de cunho qualitativo (documentos e transcrição das gravações das sessões de grupo focal, entrevista e observações) foram submetidos à análise de conteúdo temática, obedecendo as seguintes etapas: organização da análise (pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados obtidos); codificação.
Quanto aos antecedentes que fizessem com que a empresa adotasse atividades de RSC, no nível individual, funcionários com mais compreensão das responsabilidade socioambientais, no nível organizacional, pelos investimentos e direcionamentos estratégicos, e por fim, o nível governamental que apresenta as leis e os decretos governamentais que cobram e regulam o setor. Conclui-se que atividades de RSC bem conduzidas nas empresas, permite o Efeito Spillover, transbordando na vida dos funcionários, ou seja, gerando impacto social, especialmente na classe operária.
Carroll, A. B. (2021); Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2011); Dolan, P., & Galizzi, M. M. (2015); Frezza, M., Whitmarsh, L., Schäfer, M., & Schrader, U. (2019); Gregory-Smith, D., Wells, V. K., Manika, D., & Graham, S. (2015); Jamali, D., Samara, G., Zollo, L., & Ciappei, C. (2020); Law, M. M. S., Hills, P., & Hau, B. C. H. (2017); Nash, N., Whitmarsh, L., Capstick, S., Thøgersen, J., Gouveia, V., Araújo, R. de C. R., Harder, M. K., Wang, X., & Liu, Y. (2019); Nilsson, A., Bergquist, M., & Schultz, W. P. (2017); Schäfer, M., & Süßbauer, E. (2018); Verfuerth, C., & Gregory-Smith, D. (2018).