Resumo

Título do Artigo

MACHADO NA MESA E COCAR NA CABEÇA: questões regionais na definição de planos de ensino universitários
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ives Romero Tavares do Nascimento
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri Responsável pela submissão

Reumo

Este Caso para Ensino retrata uma situação dilemática vivida por Felipe, professor de uma universidade pública brasileira que fora criada sob a ótica do desenvolvimento regional, da sustentabilidade e da educação contextualizada no interior do país na segunda década do séc. XXI. O cerne da questão gira em torno de haver a necessidade de se integrar as ações da universidade (ensino, pesquisa, extensão e cultura) às potencialidades e necessidades da localidade onde está instalada. Felipe, personagem central da trama, se vê no centro de uma situação dilemática onde precisa se posicionar entre os aspectos burocráticos e institucionais da universidade e as demandas de seus alunos por adequação e integração das aulas às questões regionais. O público leitor do Caso para Ensino é convidado a se colocar no lugar de Felipe, para que possa reconhecer o processo decisório apresentado. Ao final, as Notas de Ensino indicam as diretrizes de utilização do Caso para Ensino para professores.
This Teaching Case shows a dilemmatic situation experienced by Felipe, a professor at a Brazilian public university that was created from the perspective of regional development, sustainability and contextualized education in the interior of the country in the second decade of the 20th century. The main issue revolves around the need to integrate the actions of the university (teaching, research, extension and culture) with the potential and needs of the location where it is installed. Felipe, the main character of the plot, sees himself at the center of a dilemmatic situation where he needs to put himself between the bureaucratic and institutional aspects of the university and the demands of his students for adapting and integrating classes to regional issues. The readership of this Teaching Case is invited to put themself in "Felipe's shoes", so that they can recognize the decision-making process presented. At the end, the Teaching Notes indicate the guidelines for using the Teaching Case for teachers.