Resumo

Título do Artigo

NÃO PRECISA SER NOVO, BASTA SER INCRÍVEL! Fatores contextuais e práticas gerenciais na criação de valor circular compartilhado no setor têxtil.
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - LUIS MATHEUS TAVARES SILVA
- FEAAC Responsável pela submissão
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
- Universidade Federal do Ceará
3 - Domenico Ceglia
- Escola de Administração

Reumo

O principal modelo de produção e consumo no setor têxtil é o fast fashion (CEGLIA, 2020). Esse modelo é bastante criticado por seu alto impacto em termos de poluição e exploração de recursos naturais em excesso (AMARAL et al., 2018). Uma possível alternativa é transacionar para uma Economia Circular (EC), definida como “Um sistema regenerativo em que a entrada e o desperdício de recursos, a emissão e o vazamento de energia são minimizados pela desaceleração, fechamento e estreitamento dos circuitos de material e energia” (GEISSDOERFER et al., 2017, p. 759).
Nesse contexto, os brechós são vistos como uma alternativa para que sejam evitados os gastos de energia com reciclagem ou envio de roupas conservadas para aterros, sendo considerados “uma forma promissora de lidar com roupas usadas” (KIM; WOO; RAMKUMAR, 2021, p. 2). O presente trabalho questiona: como o modelo de negócio de um brechó atua para aumentar a circularidade da roupa? Para responder a isto, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: analisar como fatores contextuais à organização influenciam nas práticas gerenciais de um brechó para a formação de valor circular compartilhado.
Os aspectos gerais de um modelo de negócio circular (MNC) são amplamente explorados, contudo, poucos estudos são realizados com enfoque no sistema gerencial e os fatores internos e externos à organização que permitem a construção desse valor no negócio circular (Ünal et al., 2019). Para analisar as práticas gerenciais, Ünal et al. (2019) propõe um framework com a seguinte lógica: fatores contextuais, que podem ser internos ou externos, influenciam práticas gerenciais e estas, por sua vez, criam valor circular e transbordam em vários atores da sociedade.
A pesquisa é considerada como qualitativa e explicativa, pois um brechó será utilizado como estudo de caso, já que se espera uma análise profunda de como o fenômeno social Economia Circular ocorre através do brechó e como o valor circular compartilhado é gerado e percebido. Foram realizadas 4 entrevistas, sendo uma com a empresária do brechó e três com fornecedoras/consumidoras. O software utilizado para realizar a análise de conteúdo foi o Atlas.ti versão 7. A partir da análise das entrevistas embasada na literatura foi possível aferir como o fenômeno ocorre.
A orientação estratégica é o fator contextual que mais influencia práticas gerenciais e, consequentemente, no valor do MNC percebido pelas fornecedoras/consumidoras. Alguns dos valores percebidos são a curadoria de estilo e qualidade da peças seminovas, comunicação transparente com stakeholders, desapegar mais de uma vez com o mesmo brechó e embalagem feita a partir de resíduos têxteis de indústria. Estes retroalimentam o framework e impactam principalmente nos fatores contextuais de orientação estratégica, na forma de confirmar o modelo de negócio, e na competição com o fast fashion.
Assim, é visto que o estudo de caso pode ser considerado um modelo de negócio circular, visto que mantém o valor do produto ao longo da cadeia já que ele desacelera o envio de peças de roupas em bom estado de conservação para aterros sanitários e promove um fluxo em que uma mesma pessoa pode adquirir uma peça de roupa com o brechó e desapegar posteriormente dessa peça para o mesmo brechó. Neste ensejo, o brechó consegue gerar valor monetário e não monetário não somente para si, mas para atores como fornecedoras/consumidoras e a costureira da embalagem.
GEISSDOERFER, Martin; SAVAGET, Paulo; BOCKEN, Nancy M.P.; HULTINK, Erik Jan. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal Of Cleaner Production, [S.L.], v. 143, p. 757-768, fev. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.12.048 ÜNAL, Enes; URBINATI, Andrea; CHIARONI, Davide; MANZINI, Raffaella. Value Creation in Circular Business Models: the case of a us small medium enterprise in the building sector. Resources, Conservation And Recycling, [S.L.], v. 146, p. 291-307, jul. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.resconrec.2018.12.034.