Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E MOTIVAÇÕES PARA O USO DE COLETORES MENSTRUAIS ENTRE O PÚBLICO FEMININO
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Suzana Virginia da Costa Regis
- Ufersa
2 - Aline Francilurdes Nery do Vale
- Departamento de ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
3 - Nataly Inêz Fernandes dos Santos
- Centro de Ensino Superior do Seridó

Reumo

O coletor menstrual é um item de higiene íntima pessoal que possui formato de cone e é produzido de silicone medicinal, elastômetro termoplástico, latéx ou borracha. o coletor menstrual é uma opção para reduzir os danos ambientais, além de aumentar a economia financeira (MAUSS, 2003; STEWART; GREER; POWELL, 2010). Além disso, o coletor menstrual proporciona benefícios se comparado com os métodos convencionais, como por exemplo, maior conforto, odor menos intenso e menos riscos significativos à saúde feminina (KAKANI; BHATT, 2017).
O objetivo deste trabalho é analisar os desafios e as motivações para o uso dos coletores menstruais.
Além disto, é necessário que a mulher tenha conhecimento sobre seu corpo para poder introduzir o coletor menstrual, dessa forma, os tabus sobre autoconhecimento surgem como dificuldades à adesão ao coletor (ANDRADE et al., 2021). Os coletores menstruais possibilitam a manutenção da higiene íntima a um custo menor, quando comparado aos absorventes tradicionais, sendo então um artefato de fundamental importância para os países em desenvolvimento (SILVA, 2018; ANDRADE et al., 2021).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para tanto, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com consumidoras de coletores menstruais, via Google Meet. O método de seleção das participantes da pesquisa se deu por acessibilidade e conveniência. Também foi utilizada a técnica bola de neve. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977).
Os resultados constataram como desafios para o uso dos coletores menstruais, a dificuldade com o manuseio, medo e insegurança, falta de informação e o preço elevado; e como motivações, foram observados o conforto, a influência de terceiros, a consciência ambiental, segurança, benefícios para a saúde, mais tempo de uso e autoconhecimento.
Essa pesquisa gera arcabouço teórico-prático para as marcas de coletores menstruais traçarem estratégias para derrubar as barreiras que impedem a aceitabilidade do produto pelas potenciais clientes. Acredita-se que as empresas além de apresentarem o produto ao seu público, devam evidenciar os seus diferenciais em relação àqueles já existentes no mercado, destacando seus benefícios e facilidade na forma de uso.
ANDRADE, R. M.; SANTOS, J. R. C.; SANTOS, M. C. O.; AGUIAR, J. E. A. TSILVA, T. S. L. B.; DIAS, J. M. G. Análise do conhecimento das estudantes de medicina acerca do coletor menstrual. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 90073-90090, 2021. ARAUJO, M. P.; BRIGIDO, B. P.; CHIMELLO, L.; SARTORI, M. G. F.; BENNO, E.; PCHINI, A. C . Avaliação da segurança e conforto no uso do coletor menstrual durante a prática esportiva: um estudo de coorte prospectivo. Femina , p. 680-684, 2020.