Resumo

Título do Artigo

USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA MOBILIDADE PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO APLICADA ÀS CIDADES INTELIGENTES
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Rafaela Rocha Nogueira
Universidade Federal de Lavras - Lavras Responsável pela submissão
2 - Kelly Carvalho Vieira
Universidade Federal de Lavras - Universidade Federal de Lavras
3 - André Grutzmann
-

Reumo

As tecnologias de informação estão sendo cada vez mais abordadas em políticas públicas e trazem diversos benefícios para a sociedade em geral. Elas aparecem como uma solução para os problemas enfrentados pelas cidades e contribuem em seus esforços para se tornarem inteligentes. Muitos destes problemas enfrentados estão relacionados à mobilidade, causados pela rápida urbanização e crescimento populacional nas cidades. Nesse contexto, as iniciativas tecnológicas relacionadas a mobilidade não são facilmente identificadas, tornando difícil o aprendizado de sua implementação.
Com a percepção da relevância da utilização de tecnologias da informação no meio público e a importância da identificação e aplicação de soluções tecnológicas para a mobilidade, esta pesquisa objetivou identificar como se configura o campo de pesquisas referente à inserção de tecnologias de informação na mobilidade e os esforços que a administração pública realiza na inserção de tecnologias da informação relacionadas à mobilidade no contexto de cidades inteligentes, por meio de uma revisão sistemática da literatura.
As cidades inteligentes utilizam de tecnologias de informação para melhorar aspectos relacionados a satisfação de sua população e seus diversos setores, sendo a mobilidade considerada como uma de suas principais áreas. São diversas as tecnologias que podem ser aplicadas neste contexto, como: sistemas de compartilhamento de carros, veículos autônomos e elétricos. Estas iniciativas de mobilidade inteligente implementadas também devem ser monitoradas e analisadas quanto ao seu contexto, sendo que a administração pública deve incentivar a adesão da população a nova tecnologia.
Para atingir o objetivo deste estudo, optou-se pela realização de uma revisão sistemática. Com o problema e objetivos definidos, foram utilizadas fontes primárias para a identificação de termos da string de busca. Os termos escolhidos estavam relacionados a tecnologia da informação, políticas, mobilidade e cidades inteligentes. A seleção de artigos foi feitas nas bases Jstor, ScienceDirect e Web of Science, sendo os estudos selecionados com a utilização de critérios de qualificação e inclusão. Posteriormente, os artigos foram analisados para a obtenção dos resultados de interesse.
Com a análise dos resultados foi possível a percepção de que a temática de inserção de tecnologias da informação não está sendo foco de estudos. As iniciativas encontradas em sua maioria estavam implantadas em países europeus e com índice de desenvolvimento humano muito elevado. As soluções eram principalmente softwares, sendo sua utilização facilitada pelo acesso a internet e uso de celulares pela população. A inserção de tecnologias de informação ocorria para as mais diversas finalidades, sendo implantadas principalmente em aplicações destinadas a distribuição de informação de mobilidade.
Com os resultados analisados, foi possível concluir que a administração pública considera relevante a inserção de tecnologias da informação na mobilidade no contexto de cidades inteligentes. Algumas cidades que ainda não implantaram muitas tecnologias de informação, já iniciaram projetos para sua inserção no futuro. A variedade de soluções encontradas permite a percepção das mais diferentes atividades que podem ser facilitadas pela utilização de TI, proporcionando uma maior comodidade para o cidadão e o auxílio na eficiência do cumprimento de deveres pela administração pública.
AHVENNIEMI, H. et al. What are the differences between sustainable and smart cities? Cities, v. 60, p. 234-245. 2017. CLEDOU, G.; ESTEVEZ, E.; BARBOSA, L. S. A taxonomy for planning and designing smart mobility services. Government Information Quarterly, v. 35, n. 1, p. 61-76. 2018. LOPES, D. R.; MARTORELLI, M.; VIEIRA, A. G. Mobilidade urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. RAZAGHI, M.; FINGER, M. Smart governance for smart cities. IEEE Explore, v. 106, n. 4, p. 680-689. 2018.