Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÕES DE RECURSOS RESTRITOS COMO RESPOSTA À PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Joana Maria Barbosa Gregorio
Universidade de São Paulo - USP - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Responsável pela submissão

Reumo

Diante do contexto da pandemia de COVID-19, o cenário de insegurança e possibilidades limitadas caracterizou as diferentes economias ao redor do mundo. Instituições (privadas, públicas e não governamentais) passaram a procurar soluções para contornar a falta de recursos. Nesse intuito, se destaca as inovações com recursos restritos, com a essência de tornar produtos ou serviços mais acessíveis e voltados para necessidades básicas da população. O presente estudo buscou estudar tal modelo de inovação, com foco na inovação frugal e seus desdobramentos no cenário pandêmico.
O objetivo deste estudo é compreender as soluções de inovação frugal como resposta ao contexto da pandemia do Covid-19. Isso implica nos seguintes objetivos secundários: (a) identificar soluções de inovação frugal como resposta ao contexto da pandemia do Covid-19; (b) analisar a proposta de valor das soluções de inovação frugal identificadas; (c) analisar os antecedentes e consequentes das soluções de inovação frugal identificadas. Buscou-se trazer valor por meio da construção de um panorama dos avanços de soluções inovadoras em meio à crise, com um olhar para o processo como um todo.
Com foco na identificação de inovações frugais, definida como uma série de princípios usados para lidar com situações de restrição de recursos, o presente trabalho teve como foco a classificação das soluções encontradas com base em 3 pilares apresentados na literatura: redução de custos, foco em funcionalidades essenciais e nível de performance otimizado. Além disso, também foram consideradas as propostas de valor nos níveis econômico, social e ambiental, a fim de entender os principais impactos das soluções identificadas.
O estudo em questão foi feito por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Foi realizada uma pesquisa documental, que se vale de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. A abordagem foi alinhada à estudos dos casos coletados, com foco no mapeamento e estudo de inovações com recursos restritos como resposta ao contexto pandêmico. O desenvolvimento dos estudos de caso teve do como base, além da coleta documental já citada, entrevistas realizadas com pesquisadores responsáveis por cada um dos projetos escolhidos.
A partir da análise dos três casos de uso estudados – Respirador Inspire, SprayCov e Teste Rápido USP - foi possível notar a presença de pontos em comum que caracterizam todos os casos estudados, desde os pilares da inovação frugal até seus processos de inovação e propostas de valor. Tais semelhanças foram cruciais para a identificação de padrões e possíveis gargalos no processo de inovação no cenário brasileiro, com problemas no processo de difusão das inovações como principal destaque.
A estruturação dos casos de uso buscou construir a trajetória de cada uma das inovações apresentadas de forma detalhada, tendo sucesso no entendimento aprofundado das soluções por meio do estudo de todo o contexto envolvido e de suas respectivas propostas de valor. Em linha dos principais questionamentos levantados ao longo do trabalho, o estudo da difusão de inovações de recurso restrito se coloca como recorte importante, tendo se mostrado como um dos principais gargalos presentes no processo.
HANSEN, Moren T.; BIRKINSHAW, Julian. The Innovation Value Chain; HOSSAIN, Mokter. Mapping the frugal innovation phenomenon; ZESCHKY, Marco B.; WINTERHALTER, Stephan; GASSMANN, Oliver. From Cost to Frugal And Reverse Innovation: mapping the field and implications for global competitiveness.