Resumo

Título do Artigo

Espiritualidade no Ambiente de Trabalho em Tempos de Pandemia de COVID-19: Um estudo de caso múltiplo sob a ótica dos gestores de RH brasileiros
Abrir Arquivo

Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - Ahmed Sameer El Khatib
- FEA/USP Responsável pela submissão

Reumo

A espiritualidade no ambiente de trabalho é um tópico emergente de interesse no campo da gestão organizacional (Gocen & Ozgan, 2018) e que não está preocupada em promover uma religião ou sistema denominacional em particular, mas, em vez disso, criar uma cultura que abranja toda a pessoa no local de trabalho e reconheça que os funcionários se beneficiam por serem capazes de satisfazer suas necessidades espirituais nesse ambiente (Devendhiran & Wesley, 2017).
O presente estudo tem como objetivo investigar uma questão de pesquisa abrangente: Como os profissionais de RH praticam a liderança servidora para apoiar as necessidades internas e externas de espiritualidade no local de trabalho dos funcionários para promover o engajamento dos funcionários em tempos de Pandemia de COVID-19?
A estrutura conceitual deste estudo foi baseada em uma combinação de teoria de liderança espiritual (Fry, 2016), teoria integral (Wilber, 2005) e teoria de liderança servidora (Blanch et al., 2016). Como parte da teoria da liderança espiritual, Fry (2016) argumentou que os funcionários têm duas necessidades principais de espiritualidade no local de trabalho: uma necessidade de sentir um senso de vocação em seu trabalho e uma necessidade de um senso de participação em sua organização. Fry observou que, quando essas necessidades são atendidas, os funcionários ficam mais felizes e engajados.
De acordo com Stake (2006), os participantes devem ser recrutados com base em sua capacidade de contribuir com experiências relevantes para o estudo. A amostragem em bola de neve, que Robinson (2014) observou que foi chamada de amostragem em cadeia, referência em cadeia e amostragem por referência, é o método de coleta de dados selecionado para este estudo. A amostragem em bola de neve permite que os pesquisadores recrutem participantes que são membros de populações difíceis de alcançar e populações pouco pesquisadas (Robinson, 2014).
O resultado deste estudo foi que a espiritualidade no local de trabalho tem um impacto positivo significativo nos funcionários, e esse impacto positivo se manifesta por meio do engajamento dos funcionários. Quando os funcionários sentem que sua organização valoriza sua espiritualidade pessoal, a organização mostra que se preocupa com o bem-estar do funcionário dentro e fora do trabalho. Os sentimentos de conexão e associação gerados pela espiritualidade no local de trabalho produzem funcionários mais comprometidos, engajados e produtivos no local de trabalh
As descobertas deste estudo contribuíram para a prática de negócios, identificando práticas espirituais que as organizações podem usar para influenciar o envolvimento dos funcionários. A essência da espiritualidade no local de trabalho tem o potencial, por meio da liderança espiritual, liderança servidora e teoria integral, de transformar as atitudes e comportamentos dos funcionários de uma maneira positiva que pode contribuir para o sucesso organizacional (Tecchio et al., 2016).
REFERÊNCIAS Afsar, B., Badir, Y., & Kiani, U. S. (2016). Linking spiritual leadership and employee pro-environmental behavior: The influence of workplace spirituality, intrinsic motivation, and environmental passion. Journal of Environmental Psychology, 45(2), 79-88. Allen, S., Williams, P., & Allen, D. (2018). Human resource professionals’ competencies for pluralistic workplaces. The International Journal of Management Education, 16, 309-320.