Resumo

Título do Artigo

META-ANÁLISE DOS ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Patrícia de Oliveira Campos
- Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
2 - Maria Raiza Ferreira de Moura
Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco Responsável pela submissão
3 - Marconi Freitas da Costa
- Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC, Universidade Federal de Pernambuco

Reumo

O desperdício de alimentos é um problema vivenciado globalmente e impacta de forma negativa as esferas ambiental, social e econômica das nações (COSTA; CAMPOS; SANTANA, 2021). A intenção de não desperdiçar começou a ser analisada por Stefan et al. (2013), tendo como suporte a matriz teórica da Teoria do Comportamento Planejado. Dados os resultados divergentes observados em diversos papers na literatura, desenvolve-se aqui uma pesquisa meta-analítica, a qual permitirá calcular o efeito global da TCP percebido na intenção de reduzir o desperdício de alimentos.
O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis presentes nos estudos e relacionadas à intenção de reduzir o desperdício de alimentos. Para isso, será estruturado os seguintes obejtivo especificos: Efetuar um mapeamento da literatura referente aos estudos sobre o desperdício de alimentos, tendo como objeto o consumidor final; Identificar características comportamentais do consumidor que os direcionam à redução do desperdício de alimentos.
A TCP foi proposta com o intuito de explicar as razões pelas quais os indivíduos realizam determinados comportamentos (AJZEN, 1991). Sendo assim, foi proposto as seguintes hipoteses: H1. A atitude em relação ao desperdício de alimentos se relaciona positivamente com a intenção de reduzir o desperdício de alimentos; H2. As normas subjetivas se relacionam positivamente com a intenção de reduzir o desperdício de alimentos e H3. O controle comportamental percebido se relaciona positivamente com a intenção de reduzir o desperdício de alimentos.
A pesquisa seguiu as oito etapas recomendadas por Brei et al. (2014). Foi conduzido uma busca de artigos, na base de dados Scopus, com a seguinte string de busca foi utilizada: “Food waste” AND “theory of planned behavior”. Após a filtragem, obteve-se um total de 25 artigos válidos, os quais resultaram em 67 effect sizes entre a intenção de reduzir o desperdício e os antecedentes da TCP. O effect size global foi calculado utilizando como variáveis métricas as correlações encontradas nos artigos, bem como avaliou-se a possível influência de variáveis moderadoras por meio da ANOVA.
Os resultados obtidos no estudo indicam que não é possível rejeitar a hipótese H1 (? = 0,51, p < 0,001). Logo, há uma relação positiva e significativa entre a atitude e a intenção de reduzir o desperdício de alimentos. No que se refere à hipótese H2, (? = 0,31, p < 0,001), sinaliza-se a relação positiva e significativa entre as normas subjetivas e a intenção de reduzir o desperdício de alimentos. Por fim, quanto à hipótese H3, (? = 0,41, p < 0,001) revelam que há uma relação positiva e significativa entre o controle comportamental percebido e a intenção de reduzir o desperdício de alimentos.
Por meio dos resultados encontrados na pesquisa, conclui-se que os pressupostos da teoria do comportamento planejado são relevantes e significativos para explicar a intenção de reduzir o desperdiço de alimentos. Os resultados do estudo enfatizam a importância das informações relacionadas à ação de reduzir o desperdício de alimentos e representam uma base importante para o desenvolvimento de futuros estudos destinados a influência da TCP na intenção de reduzir o desperdiço de alimentos.
BREI, V. A.; VIEIRA, V. A.; MATOS, C. A. Meta-Análise em Marketing. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2,2014. AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, p. 179-211, 1991. COSTA, M. F.; CAMPOS, P. O.; SANTANA, P. N. Procrastination, control and perceived effort in food waste behaviour. Revista de Administração de Empresas, v.61, p. 1-19, 2021. STEFAN, V.; VAN HERPEN, E.; TUDORAN, A.A.; LÄHTEENMÄKI, L. Avoiding food waste by Romanian consumers: The importance of planning and shopping routines. Food Qual. Prefer, v. 28, 2013.