Resumo

Título do Artigo

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thales Marden Silva Salgado
Centro Universitário de Lavras - Unilavras - Unilavras Responsável pela submissão
2 - Jairo Gustavo de Lima
- Departamento de Administração e Economia
3 - Augusto Chaves Martins
- Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí

Reumo

Em se tratando das TICs e, mais particularmente, do papel do educador frente à essas novas tecnologias temos que um dos efeitos advindos do avanço tecnológico e das tecnologias de informação e comunicação é que os ambientes de ensino e aprendizagem estão, inevitavelmente, circundados por essas tecnologias, possibilitando tanto aos alunos quanto aos professores seu acesso em tempo real e, diante disso, compete ao professor a capacidade de compreender essas tecnologias tornando-as parte do seu trabalho diário (ROSA, 2013).
Problema de pesquisa: Compreender quais e como as novas tecnologias de informação e comunicação são utilizadas no processo de ensino, além de entender o uso das metodologias ativas aliadas à essas ferramentas. Objeitvo: Entender como se dá o uso e a efetividade das novas tecnologias de inovação e comunicação no processo de ensino aprendizagem.
As TICs têm-se apresentado como um desafio a ser superado, uma vez que as principais barreiras identificadas em publicações nacionais estão centradas em questões como infraestrutura física das escolas como equipamento, conexão de internet e ambientes propícios para o uso desses equipamentos pelos professores, sendo comum relatos por parte dos mesmos como insegurança no uso das TICs, porém é comum perceber em outras publicações que há deficiência na formação do docente quanto as competências necessárias ao uso das mesma. (SCHUHMACHER, 2017).
O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa básica, por sua natureza, pois possui como finalidade principal gerar conhecimentos básicos ou fundamentais com intuito de produzir artigos científicos. Quanto ao tipo podemos dizer que a pesquisa é descritiva, pois é o método em que se observa, registra, analisa, descreve e relaciona fatos e fenômenos sem manipulá-los, com abordagem qualitativa (GARCES, 2010). Quanto aos meios, caracterizou-se como estudo de caso, o que permite ao pesquisador focar em um único caso e abordar uma perspectiva holística e do mundo real (YIN, 2015).
Percebeu-se, em linhas gerais, que existe ainda algumas dificuldades de cunho comportamental por parte dos alunos, vez que a adoção de novas tecnologias exige um esforço inicial para sua compreensão e, por parte dos docentes, ainda uma pequena resistência quanto à mudança para um novo paradigma educacional, onde as novas tecnologias exigem novos conhecimentos, posturas e comportamentos. Por outro lado, ficou evidente que as novas tecnologias de inovação e comunicação, aliadas às metodologias ativas criam ambiente propício ao novo padrão de ensino x aprendizagem.
Percebemos ao final deste trabalho que aas tecnologias de informações e comunicações como essenciais ao desenvolvimento das atividades docentes, porém há um universo de fatores que ainda se apresentam como impeditivos ao uso das mesmas. Quanto ao uso das metodologias ativas, notamos que, no universo estudado, a aderência ao uso de métodos ativos representa sim uma tendência muito grande no processo de ensino x aprendizagem, e a percepção dos respondentes quanto a importância e uso das metodologias ativas é recorrente.
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019. BEHRENS, Marilda. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. Em Aberto, v. 23, n. 84, 2010. BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária: formação ou improvisação? Educação, v. 36, n. 3, p. 441-453, 2011.