Resumo

Título do Artigo

TRABALHO VOLUNTÁRIO CORPORATIVO: UM ESTUDO DE CASO
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA ERLICH RUWER
- Franca/SP Responsável pela submissão
2 - ANGELA MARIA GARCIA DOS SANTOS SILVA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Escola de Humanidades - Letras
3 - Hamilton Luis Kleinowski
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBGEN - IBGEN PORTO ALEGRE
4 - Daiane Fernandes Dillmann
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Reumo

A responsabilidade social ganha cada vez mais destaque em um meio empresarial que demanda respostas rápidas ao ambiente em que se insere. Com isso, as organizações investem, de forma mais intensiva, em gestão e ações baseadas em princípios de responsabilidade e no diálogo, com posturas éticas que fazem frente à sua função social na sociedade. Nesse contexto, o voluntariado corporativo pode constituir uma iniciativa no sentido de engajar os colaboradores, com a finalidade de aumentar o comprometimento e o relacionamento deles com as comunidades nos locais onde as organizações atuam.
A partir desta perspectiva, na presente pesquisa, busca-se responder ao seguinte questionamento: “Como o voluntariado corporativo impacta na motivação dos funcionários em uma grande empresa do ramo de elevadores?” Deste problema de pesquisa, deriva o objetivo geral de analisar os benefícios percebidos no trabalho voluntário corporativo e a sua relação com a motivação dos colaboradores em uma empresa do ramo de elevadores.
Além dos benefícios para a sociedade, o apoio das organizações privadas - quanto ao envolvimento de seus colaboradores em atividades voluntárias - traz benefícios para ambas as partes. E, apesar de haver reduzidos estudos voltados para este tema, é possível verificar que o nível de satisfação e de identidade dos colaboradores com as empresas onde desenvolvem suas atividades tem aumentado. Além disso, ocorre o fortalecimento da cultura corporativa, a melhora das relações interpessoais e o desenvolvimento de competências de gestores e de funcionários (GARAY, 2001).
A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa; e adota como procedimento metodológico o estudo de caso, realizado em uma grande empresa de elevadores, no período de 5 de outubro até 17 de novembro de 2020. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com a gestora do Setor de Responsabilidade Social e, também, por meio da aplicação de um questionário em 25 colaboradores, estão alocados em diferentes filiais no Brasil, que participam do programa de voluntariado.
A pesquisa revelou que os colaboradores percebem os benefícios pessoais e profissionais de suas participações no voluntariado e sentem-se mais motivados e engajados para desenvolver suas funções no trabalho. Sendo que os mais percebidos: sentimentos de felicidade, paz, compreensão e tolerância, e também benefícios na área profissional: novas experiências profissionais e também revela ter desenvolvido novas competências e habilidades.
Apesar desses resultados positivos, de acordo com o que orienta a teoria sobre o tema, foi possível concluir, ao final do estudo, que a referida empresa não promove esses benefícios, porque o setor de Responsabilidade Social da empresa não possui nenhum tipo de controle ou pesquisa relacionada que identifique como o trabalho voluntário impacta na motivação dos colaboradores.
CAVALCANTE, CARLOS EDUARDO; SOUZA, WASHINGTON JOSÉ DE; MOL, ANDERSON LUIZ REZENDE. Motivação de Voluntários: Proposição de um Modelo Teórico. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 16, n. 1, p. 124-156, Feb. 2015 / GARAY, Angela Beatriz Scheffer. Voluntariado Empresarial: Modismo ou Elemento Estratégico? 2001/