Resumo

Título do Artigo

O QUE MOTIVA A ESCOLHA DO CONSUMIDOR PELOS ALIMENTOS SUBSTITUTOS? UMA REVISÃO DE LITERATURA.
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fernanda Ramos
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPG Agronegócios Responsável pela submissão
2 - Leticia de Oliveira
- Ciências Econômicas
3 - Glauco Schultz
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Felipe Möller Neves
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IFCH/PPGS

Reumo

A escolha de alimentos pelos consumidores pode possuir um alto impacto no meio ambiente. Uma dieta reconhecida como sustentável é aquela com baixo impacto ambiental e que contribui para segurança alimentar e nutricional, protegendo e respeitando a biodiversidade e o ecossistema. O conhecimento e a intenção dos consumidores de adotarem uma dieta sustentável resultou na demanda por alimentos alternativos. Como resultado deste fenômeno, há uma mudança mundial crescente em direção ao consumo de alimentos à base de plantas e vegetais, uma vez que são vistos como sustentáveis.
Há poucas pesquisas relacionadas ao tema dos alimentos substitutos no contexto brasileiro. Todavia, o aumento de consumidores que têm preferência por tais produtos, implica a conhecer quais são os determinantes e principais impulsionadores dessa intenção comportamental. Está revisão de literatura visa conhecer quais são os principais fatores que motivam o consumo de alimentos plant-based que atuam como substitutos e como as novas tecnologias podem influenciar a escolha alimentar do consumidor.
O estudo do comportamento do consumidor busca compreender como o indivíduo se comporta, o que define sua decisão de compra, visando conhecer as principais tendências de mercado e como podem impactar na produção dentro de setores específicos. É possível observar um maior número de consumidores preocupados com questões relacionadas a sustentabilidade e saúde, tendência que têm contribuído para mudança nos padrões alimentares.
A metodologia deste estudo foi um levantamento exploratório de dados e para a busca de artigos utilizou-se como critério os termos: “consum* behavio*” ou “feed* behavio*” e “plant-based” ou “plant based” e “innovat*” ou “tech*”. Os termos “consum* behavio*” e feed* behavio*” foram utilizados visando selecionar artigos do tema do comportamento do consumidor; os termos “plant-based” e “plant based” para e abordar estudos com alimentos à base de plantas, e considerando como resultado das novas tecnologias, foram incluídos os termos “innovat*” e “tech*”, para explanar os novos alimentos.
As principais contribuições e constatações dos artigos identificados nesta revisão, são relacionadas aos benefícios dos alimentos substitutos para o meio ambiente e saúde dos consumidores, quando comparados aos alimentos com ingredientes de origem animal. Considerando tais fatores, se pode observar que muitos consumidores estão buscando estes produtos, dentre muitos outros fatores envolvidos na escolha alimentar, principalmente por motivos relacionados a saúde e impacto ambiental.
Consumidores estão preferindo comprar alimentos considerados mais sustentáveis e saudáveis, de forma que as empresas estão precisando se remodelar para não perder seus atuais clientes e atrais novos. Alimentos análogos aos de origem animal, ou seja, imitam e simulam sabor e textura do alimento tradicional, como por exemplo a carne plant-based, podem auxiliar aqueles consumidores que estão buscando reduzir o consumo de carne e leite.
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