Resumo

Título do Artigo

UM EXERCÍCIO DE META ANÁLISE DE ESTUDOS ECONÔMICOS SOBRE OS IMPACTOS DA MUDANÇA CLIMÁTICA NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sergio Goldbaum
Fundação Getúlio Vargas - EAESP Responsável pela submissão

Reumo

William Nordhaus, prêmio Nobel de economia em 2018, desenvolveu modelo ecnoômico que integra mudança climática na análise macroeconômica de longo prazo. Aufhammer (2018) oferece uma resenha de como os economistas calculam o “custo social do carbono” para fins regulatórios.No Brasil, estudos utilizam modelos semelhantes para estimar impacto de mudanças climáticas na economia.
O objetivo do paper é comparar os resultados de estudos econômicos sobre os impactos da Mudança Climática no Brasil. Especificamente, observar se os resultados são robustos e consistentes entre si, apesar das diferentes metodologias adotadas pelos autores. Foram selecionados 6 estudos, a partir das referências apresentadas no mais recente deles, Tanure et al (2020). Não é, portanto, uma survey exaustiva do assunto.
Trata-se de um exercícicio de meta-analise, de comparação dos resultados de estudos sobre o tema, verificar se há convergência ou divergência dos resultados e, em caso de divergência, especular ssobre os motivos.
Propõe-se metodologia de comparação dos estudos baseada em três critérios: (i) escolha do cenário climático (ii) estimação da função dano e (iii) aplicação de modelo de equilíbrio geral computável para a análise dos impactos macroeconômicos.
Observa-se grande dispersão de resultados nos estudos, mesmo entre aqueles que utilizam metodologia semelhante para a estimação da função de dano. Quando os resultados da função de dano são combinados com modelos de equilíbrio geral computável, os efeitos macroeconômicos parecem se diluir, agora de maneira mais consistente. Outro resultado mais robusto na comparação dos artigos é que impacto regional estimado é muito heterogêneo, em geral indicando que os efeitos serão mais intensos nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, e menos intensos nas demais
O exercício de meta-análise realizado neste texto não é exaustivo, há outros estudos que podem ser ainda incorporados, mas os resultados parciais obtidos até agora sugerem a necessidade de mais esforço de pesquisa, especialmente na estimação dos parâmetros da função dano dos efeitos climáticos sobre a agricultura e uso do solo no Brasil.
Auffhammer, Maximilian (2018): Quantifying Economic Damages from Climate Change. Journal of Economic Perspectives—Volume 32, Number 4—Fall 2018—Pages 33–52 Mendelsohn, R., Nordhaus, W., & Shaw, D. (1994). The Impact of Global Warming on Agriculture: A Ricardian Analysis. The American Economic Review, 84(4), 753-771. Tanure, T. M. P., Miyajima, D. N., Magalhães, A. S., Domingues, E. P. e Carvalho, T. S. (2020): The Impacts of Climate Change on Agricultural Production, Land Use and Economy of the Legal Amazon Region Between 2030 and 2040. Revista Economia da ANPEC, v. 21, p. 73-90, 2020.