Resumo

Título do Artigo

Gargalos e barreiras à sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva do cacau na Amazônia: análise bibliográfica da cacauicultura paraense
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Nathalia de Almeida Diniz Frederico
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (Campus V) Responsável pela submissão
2 - Ícaro Matheus de Almeida Castro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Universidade do Estado do Pará - CCNT
3 - Verônica Nagata
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/Departamento de Engenharia de Produção
4 - Hélio Raymundo Ferreira Filho
- CCNT

Reumo

A cadeia produtiva de alimentos mostra-se como uma das vocações do Brasil e o Estado do Pará apresenta algumas potencialidades como o cacau. Entretanto, esta cadeia produtiva ainda está assentada em uma base primária exportadora, onde as amêndoas secas constituem o objeto de exploração econômica, com baixo ou nenhum valor agregado.
Logo, quais os gargalos existentes à inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau no Estado do Pará? Para endereçar esta questão de pesquisa objetiva-se analisar a cadeia produtiva do cacau no Estado paraense pela perspectiva da inovação orientada à sustentabilidade, identificando seus gargalos e barreiras. Para tanto, realizou-se um levantamento em dados secundários e o mapeamento da cadeia produtiva do cacau, identificando seus impedimentos à luz da logística, inovação e sustentabilidade.
A cadeia de suprimentos trabalha de forma integrada, o gerenciamento sustentável da mesma objetiva transcender o fator econômico, agrega também o ambiental. O mapeamento de processos auxilia na visualização detalhada da cadeia. A ecoinovação consiste em inovar um ciclo de vida das atividades de um processo, buscando o nivelamento entre impacto ambiental e vantagens competitivas para uma empresa. Atualmente não existem agroindústrias no território paraense para o processamento do produto final do cacau, constituindo-se como o grande “gargalo” detectado na cadeia.
É uma pesquisa exploratória, visa aprofundar o entendimento quanto ao assunto em questão; aplicada, dado que a aquisição de conhecimento é direcionada a possíveis aplicações futuras; qualitativa; pesquisa bibliográfica e documental, pois considerou-se materiais oriundos de fontes secundárias com e sem tratamento analíticos. A cadeia produtiva de cacau no Estado do Pará foi dividida em três perspectivas: A base técnica da cadeia; o cenário da inovação e sustentabilidade no setor; e, finalizando, o panorama da atualização da cadeia.
Os principais achados apontam que os gargalos relacionados à logística são a precariedade de transportes, ausência de instalações agroindustriais, e baixo fluxo de informações referente à agroindustrialização. Para os gargalos em ecoinovação, ressalta-se que ainda não há um aproveitamento eficiente dos subprodutos da cadeia, potenciais sustentáveis desperdiçados e baixos investimentos empresariais em inovação.
Como propostas, destaca-se o estímulo à criação de pequenas indústrias coletivas e as possibilidades de financiamento público à inovação, desde que haja correspondentes (de) investimentos empresariais.
PAOLESCHI, B. Cadeia de suprimentos. 2015 BARBOSA-POVOA, A.; SILVA, C.; CARVALHO, A. Opportunities and Challenges in Sustainable Supply Chain: An Operations Research Perspective. Eur. J. Oper. Res., 2018 BALLOU, R. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 2017 DEMIREL, P.; KESIDOU, E. Sustainability-oriented capabilities for eco-innovation: Meeting the regulatory, technology, and market demands. Business Strategy and the Environment, 2019 RODRIGUES, M. R. S. Descrição da cadeia produtiva do cacau no Estado do Pará e a inserção do produto nos mercados nacional e internacional. 2006