Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL NOS RELATÓRIOS DAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MANOEL JORGE CONZENÇA NOVO
Universidade FEEVALE - NOVO HAMBURGO - RS
2 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Manuela Albornoz Gonçalves
- Mestrado em Administração
4 - Daniela Müller de Quevedo
Universidade FEEVALE - Programa de Mestrado em Administração

Reumo

A prática de divulgação dos impactos ambientais nos relatórios das organizações vem crescendo nos últimos anos. Esses relatórios têm a finalidade de prestar contas ao público sobre os avanços e conquistas relacionadas a governança corporativa, estratégia, desempenho, ética, transparência e responsabilidade socioambiental. Gray, Javad, Power e Sinclair (2001) escreveram que a divulgação socioambiental por parte das empresas reflete as aspirações e a imagem que a organização pretende manifestar perante a comunidade, trabalhadores e consumidores.
O objetivo geral do artigo consiste em investigar os principais resultados identificados nos estudos sobre os relatórios de evidenciação ambiental das empresas. Para alcançar o objetivo geral de pesquisa, buscam-se os seguintes objetivos específicos: (a) reunir os estudos sobre evidenciação ambiental das organizações; (b) identificar quais as evidências encontradas nos estudos; (c) apresentar os resultados por tipo de abordagem. Espera-se que o estudo contribua para entender os principais tópicos abordados no tema a partir da análise dos resultados encontrados.
A prática de divulgação dos impactos ambientais nos relatórios das organizações vem crescendo nos últimos anos. Esses relatórios têm a finalidade de prestar contas ao público sobre os avanços e conquistas relacionadas a governança corporativa, estratégia, desempenho, ética, transparência e responsabilidade socioambiental. Gray, Javad, Power e Sinclair (2001) escreveram que a divulgação socioambiental por parte das empresas reflete as aspirações e a imagem que a organização pretende manifestar perante a comunidade, trabalhadores e consumidores.
A pesquisa caracteriza-se como abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Foi realizada uma revisão sistemática, seguindo as abordagens da recomendação PRISMA, com intuito de analisar a produção acadêmica sobre o tema “Evidenciação Ambiental nos Relatórios das Organizações”. Foram selecionados 52 estudos nas bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo que continham as palavras-chave: sustentabilidade, evidenciação ambiental e relatório de sustentabilidade.
Os resultados dos estudos revelam um aumento no número de relatórios de sustentabilidade e de informações disponibilizadas pelas empresas nos últimos anos, mas verificou-se que ainda há falhas na divulgação dessas informações, como a falta de confiabilidade dos dados fornecidos. Os principais temas percebidos nas pesquisas analisadas foram: nível de evidenciação ambiental, fatores influentes na divulgação, mecanismos de governança corporativa, impacto da divulgação nos stakeholders e associação entre a divulgação ambiental e o desempenho empresarial.
O tamanho da empresa tem impacto significativo na divulgação ambiental, empresas maiores possuem padrões mais rígidos de publicação, e a governança corporativa influi na transparência da divulgação das informações. A regulamentação da divulgação ambiental reduz a assimetria informacional e os investidores valorizam a publicação de relatórios ambientais. A análise dos resultados indica, também, que o aumento da divulgação ambiental melhora o desempenho da empresa.
Ackers, B. (2017). Independent corporate social responsibility assurance: a response to soft laws, or influenced by company size and industry sector? International Journal of Disclosure and Governance, 14(4), 278-298. Adler, R., Mansi, M., & Pandey, R. (2018). Biodiversity and threatened species reporting by the top Fortune Global companies. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 31(3), 787-825. Al-Saleh, Y., & Mahroum, S. (2015). A critical review of the interplay between policy instruments and business models: greening the built environment a case in point. Journal of cleaner product