Pôsteres

Título do Artigo

INCUBADORA SOL A SOL: PREMISSAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES NO ALTO SOLIMÕES – AMAZONAS.
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Economia Solidária
PCT Alto Solimões
Ambiente de inova

Área

Engema

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cleyton Cid da Silva Ferreira
Universidade do Estado do Amazonas - Polo Tabatinga
2 - PEDRO HENRIQUE MARIOSA
- Instituto de Natureza e Cultura

Reumo

Esta pesquisa trata-se da criação de uma Incubadora de Economia Solidária. Incubadoras são entidades promotoras de empreendimentos inovadores que tem por objetivo oferecer suporte para que eles possam desenvolver ideias e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Por sua vez Economia Solidária é o conjunto de princípios norteadores que orientam pequenos e micro empreendimentos, objetivando tirá-los do isolamento. Para tanto Incubadoras de Economia Solidária são espaços que proporcionam assessoria e trocas de saberes, dando visibilidade a grupos sociais excluídos do mercado formal.
Desse modo surgiu uma pergunta que norteia esta pesquisa procurando saber quais são os requisitos para estrutura e funcionamento de uma incubadora, objetivando elaborar uma proposta de estrutura e funcionamento de uma incubadora tecnológica popular para desenvolver empreendimentos/projetos do terceiro setor no Alto Solimões.
Incubadoras de Empresas - Azevedo, Gaspar e Teixeira (2016); Filho et al (2015) Incubadoras de Empreendimentos Solidários - Benzaque, Carneiro e Sardá (2021) Incubadoras Tecnológicas de Empreendimentos Solidários - Rebeny, Bellissimo e Caldana (2016); Olveira, Addor e Maia Incubadoras do Amazonas - RAMI (2016)
A pesquisa se deu através de revisão bibliográfica sobre a temática, contatos via e-mail e WhatsApp, formulário eletrônico na ferramenta Google Formulários e coleta de dados. Após análise de resultados a pesquisa aponta a criação da Incubadora Sol A Sol – Incubadora de Economia Solidária do Alto Solimões.
Diante do exposto foi necessário considerar alguns pontos para a criação da Incubadora Sol a Sol, onde entendemos que a resposta da pergunta norteadora se deu em 3 pontos fundamentais desenvolvidos neste trabalho: as premissas para a incubadora pautadas em 4 dimensões (Socioambiental, Participativa, Gestão de Pessoas e Networking); o modelo da incubadora, sendo de Economia Solidária e, por fim, o método de incubação com três fases: a) fase primária que se refere a pré-incubação, b) fase secundária para a incubação e a última c) fase terciária que diz respeito a maturidade.
Portanto levou a considerar a incubadora em 3 pontos fundamentais: as premissas para a incubadora pautadas em 4 dimensões; o modelo da incubadora, sendo de Economia Solidária e, por fim, o método de incubação em três fases.
ARANHA, J. A. S. Mecanismos de geração de empreendimentos inovadores [Recurso eletrônico on-line]: mudança na organização e na dinâmica dos ambientes e o surgimento de novos atores. – Brasília, DF: ANPROTEC, 2016. AZEVEDO, I. S. C; GASPAR, J. V; TEIXEIRA, C. S. Análise característica das incubadoras de base tecnológica. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí – REAVI, v. 5, n. 8, p. 01-13, dez., 2016. ... (espaço insuficiente) SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. – 1ª ed. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.