Pôsteres

Título do Artigo

A ECONOMIA CIRCULAR E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO CENÁRIO DA COVID-19
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Economia Circular
Covid-19
Sustentabilidade Empresarial

Área

Engema

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Dra. Michele Lins Aracaty e Silva
Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Economia e Análise
2 - Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto
-

Reumo

A sustentabilidade é um tema muito debatido atualmente; inclusive quando se trata da adoção de práticas sustentáveis por parte das instituições empresariais. As ações empresariais tendo como base os princípios da economia circular fazem parte da realidade das empresas brasileiras em períodos anteriores à pandemia e parte expressiva das empresas afetadas direta e indiretamente pela crise causada pela covid-19 buscou fortalecer ações já implementadas para superar os desafios impostos ou se reposicionar no mercado.
Este artigo tem como objetivo a discussão de práticas de economia circular no cenário da Covid-19 com foco na sustentabilidade empresarial. Para tento, temos como problemática analisar como as práticas de economia circular voltadas para a sustentabilidade empresarial podem contribuir para a recuperação econômica pós-pandemia?
Sustentabilidade: se caracteriza como a palavra-chave do Desenvolvimento sustentável, é ela que o define, é através da sustentabilidade que se obtém o tripé sustentável: economia, sociedade e meio ambiente. Para Aquino et al. (2015), é essa palavra que torna indissociável, nos dias de hoje, a produtividade da minimização de efluentes e a racionalização do consumo de insumos. Economia Circular: deriva de várias escolas de pensamento que explanam conceitos como reciclagem, ciclo de vida, reuso, reaproveitamento e regeneração que fazem parte dos mais promissores debates empresariais.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois, tem a finalidade de estudar diversas abordagens de um mesmo assunto, além disso, pode-se dizer que o respectivo estudo não utiliza dados numéricos. Quanto ao tipo de pesquisa, pode-se dizer que se trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que sua análise parte de materiais já publicados. Quanto à análise de dados, utilizamos de análise de conteúdo.
Mediante as inúmeras estratégias circulares que já vinham sendo construídas antes da pandemia e que foram primordiais para as empresas e para a sociedade no período mais crítico da emergência sanitária, temos a convicção de que tais práticas surgem como promessas e que postas em funcionamentos são imprescindíveis para a retomada pós-pandemia acelerando a recuperação economia com viés de fortalecimento ao compromisso socioeconômico empresarial com foco no tripe: econômico, social e ambiental tornando as empresas mais sustentáveis.
As práticas da Economia Circular associa o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, por meio de novas oportunidades de negócios e da otimização na fabricação de produtos. A ideia é depender menos de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Essa tendência faz com que as empresas não apenas reduzam custos e perdas produtivas, mas também criem novas fontes de receita, por exemplo, com estímulo à inserção de matéria-prima secundária nos processos produtivos e fomento ao mercado de troca de resíduos e novos elos na cadeia produtiva.
BORGES, C (Org.). Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2014. CNI. Três em cada quatro consumidores vão manter redução no consumo no pós-pandemia. 2020. Disponível em: . Acesso em: 27 mai 2020. FUNDAÇÃO ELLEN MACARTHUR. Rumo à economia circular: o racional de negócio para acelerar a transição. 2015. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org. Acesso em: 01 abr 2021.