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Título do Artigo

DETERMINANTES DO BEM-ESTAR E DO INCENTIVO AO USO DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS
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Palavras Chave

Consumo consciente
Cosméticos
Sustentabilidade

Área

Engema

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Beatriz Abreu Goes de Araujo
Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração da UFBA
2 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração

Reumo

Os hábitos de consumo ao longo do Séc. XXI tem motivado pressões sociais para um consumo mais consciente, focado no bem-estar individual e da sociedade. As organizações vêm buscando atender a essas demandas, tentando diminuir o impacto ambiental. O mercado de cosméticos passa pelo mesmo processo, com as organizações do setor almejando ter marca e produtos mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, os consumidores de produtos de beleza e higiene pessoal buscam componentes orgânicos e processos mais sustentáveis.
Apesar de evidenciado constante aumento de pressões sociais dos consumidores para consumo de produtos sustentáveis, ainda é necessário investigar se essas pressões sociais se convertem em sentimentos de bem-estar e se esse sentimento leva o cliente de cosméticos sustentáveis a promover a marca e os produtos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as motivações de consumo de cosméticos sustentáveis e como esses motivadores influenciam na sensação de bem-estar e na ação de incentivar outros consumidores.
A fundamentação teórica é focada no conceito de sustentabilidade, passando pelo histórico de eventos críticos para disseminação de práticas sustentáveis pelo mundo. Em um segundo momento, apresenta brevemente relatórios e números que apresentam a indústria cosmética no Brasil, incluindo movimentos recentes que direcionam o setor para a sustentabilidade. Por fim, explora pesquisas recentes sobre decisão de compra de cosméticos sustentáveis para embasar as variáveis e métodos propostos.
A abordagem do estudo é quantitativa, sendo operacionalizada por um survey online, com amostra de 276 respondentes oriundos de Salvador/BA, sendo validada através de procedimentos de amostragem, teste piloto e tratamento de outliers. Foi utilizado um instrumento com 17 questões fechadas e escala métrica de 6 pontos por diferencial semântico de concordância. Foram utilizadas as técnicas de análise multivariada: análise fatorial exploratória e análise de regressão múltipla.
O consumidor leva mais em consideração ao consumir cosméticos sustentáveis a indicação de conhecidos, o preço, a facilidade de compra e a embalagem. 4 fatores emergiram da análise fatorial a partir dos motivadores e, através da regressão, todos os fatores impactam positivamente na sensação de bem-estar do consumidor, sendo eles a Sustentabilidade percebida, Preocupação com a saúde, Disponibilidade e preço, e por fim Experimento . Os 3 primeiros fatores por sua vez também influenciam positivamente a ação do consumidor em incentivar outras pessoas a consumirem cosméticos sustentáveis.
O estudo identificou estímulos que levam o consumidor soteropolitano a consumir cosméticos sustentáveis e evidenciou a relação desses motivadores com a sensação de bem-estar. Para a indústria de cosméticos, a percepção de bem-estar pode ser explorada em campanhas de marketing, além de impulsionar o incentivo ao uso e captação de novos clientes. Aliado aos motivadores, a condição socioeconômica da região se mostra relevante ao comparar com estudos anteriores, sendo necessário alinhar estratégias empresariais para contribuir com as ODS e ter maior efetividade no esforço de marketing.
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