Pôsteres

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE: PANORAMA DAS PESQUISAS NO CENÁRIO NACIONAL
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde
Sustentabilidade
Cenário Brasileiro

Área

Engema

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Rejane de Jesus Souza
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Campus VIII - Marabá
2 - André Cristiano Silva Melo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT
3 - Nathália Jucá Monteiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de engenharia industrial
4 - Verônica Nagata
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/Departamento de Engenharia de Produção
5 - DENILSON RICARDO DE LUCENA NUNES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Engenharia de Produção

Reumo

Cada vez mais a gestão da cadeia de suprimentos vem ganhando importância como uma estratégia competitiva. Por serem grandes consumidoras de recursos naturais e geradoras de impactos negativos ao ambiente, as atividades logísticas começaram a incorporar práticas verdes, originando o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Verde (GCSV) como um novo enfoque à responsabilidade das empresas com o meio ambiente.
O foco na Sustentabilidade aumentou à medida que as economias emergentes cresceram. Por um lado, o crescimento desses mercados está melhorando os padrões de vida globais. Por outro, o crescimento pressiona os recursos e meio ambiente como nunca, ficando cada vez mais claro que se as cadeias de suprimentos não se tornarem mais sustentáveis do que elas foram no passado, os recursos e o meio ambiente não serão capazes de manter o nível de crescimento (CHOPRA; MEINDL 2016). Esta pesquisa objetiva caracterizar o panorama das pesquisas sobre GCSV, no cenário nacional.
SRIVASTAVA (2007) definiu GCSV como a integração do pensamento ambiental na gestão da cadeia de abastecimento, incluindo desde a concepção do produto, seleção do material, processos de fabricação e entrega do produto aos consumidores, bem como a gestão do produto após o fim de sua vida útil. Souza et al.(2016) consideraram que a GCSV interliga toda a cadeia produtiva de uma organização, relacionando toda a produção a uma mesma finalidade, para criar aspectos sustentáveis em todo o processo, desde a entrada das mercadorias até o produto a ser entregue ao consumidor.
Adotou-se a Revisão Sistemática como método de pesquisa, seguindo as etapas: Definir questão de pesquisa; Elaborar o protocolo de revisão; Buscar as publicações; Avaliar material obtido; Extrair informações relevantes; Sintetizar as Informações; Divulgar os resultados.
Dentre os influenciadores encontram-se: aumento da competitividade no mercado, melhora da imagem da empresa e benefícios financeiros. Em relação às barreiras, destacam-se: políticas governamentais fracas, falta de envolvimento da alta gerência das empresas, falta de compromisso dos funcionários, restrições financeiras e resistência a mudanças. No levantamento feito sobre as práticas ambientais que são exercidas, o que ocorreu com maior frequência foi a gestão ambiental interna (46%) e a prática menos apontada foi a cooperação com o cliente (17%).
Dentre as contribuições práticas desta pesquisa seria a evidenciação dos elementos motivadores para adoção da GCSV, para que outras organizações possam tomar conhecimento e vislumbrar sua adoção. Como contribuição teórica, aponta-se as barreiras para adoção de GCSV como elementos para que novas pesquisas possam investigar variáveis relacionadas e formas de contorná-las, proporcionando uma adoção cada vez maior da GCSV. Sugerimos realizar revisão sistemática considerando a língua inglesa, para ampliação das publicações sobre o tema.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Planejamento e Operação. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. 500 p. SOUZA, E.F.G; RAMOS, H.R; RUIZ, M.S. A produção mais limpa no Âmbito da Cadeia de Suprimentos Verde. Periódico eletrônico Fórum Ambiental, São Paulo, 2016.