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Título do Artigo

TURISMO COMO FATOR DE INOVAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DE PEDRAS PRECIOSAS DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Turismo
Inovação
Cadeia Produtiva de Pedras Preciosas.

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Carine Dalla Valle
-
2 - Andrea Cristina Dorr
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

A inovação tem sido amplamente considerada como uma resposta para o desenvolvimento sustentável, entretanto, permanece uma incerteza considerável sobre como ela levará a uma sociedade mais sustentável. Sendo assim, a inovação de um destino depende da capacidade inovadora das instituições e atores inseridos na cadeia produtiva e, em grande parte, das inovações desenvolvidas por estes stakeholders.
Para corresponder ao interesse emergente e à escassa literatura sobre inovação e turismo em cadeias produtivas, este artigo busca responder à questão central: analisar o turismo como fator de inovação na cadeia produtiva de pedras preciosas, setor este que vem crescendo e exigindo mais diferenciação e qualidade nos espaços e produtos oferecidos no mercado regional e nacional.
Inovação: O mecanismo incessante da inovação refere-se à introdução de novos produtos, novos métodos de produção, abertura de novos mercados, desenvolvimento de novas fontes de fornecimento de insumos e criação de novas estruturas de mercado em uma indústria (Schumpeter, 1934). A versão do conceito que aqui empregamos, conforme definido no Manual de Oslo (OCDE & Eurostat, 2005, p. 46), refere-se à inovação como “a implementação de um produto novo ou significativamente melhorado (bem ou serviço), processo, um novo método de marketing ou um novo método organizacional na prática de negócios.
Usando uma pesquisa com uma qualitativa e descritiva, realizou-se a coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas, posterior à análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo.
A inovação é baseada na troca humana de competência, experiência, informação, intuições e abordagens criativas, logo, observou-se que os empreendimentos locais têm investido no turismo, utilizando das minas desativadas, as pedras preciosas e todo seu potencial local para atrair pessoas de todas as partes do país bem como do mundo. A inovação é empreender com as belezas naturais e a partir disso desenvolver o turismo, contribuindo com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Pode-se dizer que a cadeia produtiva de pedras preciosas do Rio Grande do Sul busca inovar a partir do empreendedorismo e também como estratégia competitiva frente a outros mercados e segmentos do setor mineral, sendo destaque nacional e internacional, tanto na extração, produção, beneficiamento e comercialização, alinhado a tudo isso, o seu “carro chefe”, inovação turística.
Carr, A. (2020). COVID-19, indigenous peoples and tourism: a view from New Zealand. Tourism Geographies, 22(3), 491-502. Dabic, M., Potocan, V., & Nedelko, Z. (2016). Personal values supporting enterprises’ innovations in the creative economy. Journal of the Knowledge Economy, 8(4), 1241–1261. OECD. Publishing. (2005). TIC, e-business e PME. Artigos de economia digital da OCDE, nº 88 Publicação da OCDE, Paris (2005). Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development (16th ed, 2012 ed.). New Jersey: Transaction Publishers.