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Título do Artigo

INOVAÇÕES HORIZONTAIS E SUSTENTÁVEIS EM UM SETOR EM ACENTUADO DECLINIO
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Palavras Chave

Inovação
Sustentabilidade
Inovação Horizontal

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANTONIO CARLOS TEIXEIRA ALVARES
- Escola de Administração de Empresas de São Paulo
2 - Luiz Carlos Di Serio
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - EAESP
3 - Dafne Oliveira Carlos de Morais
- FEI SP

Reumo

O relato apresenta setor em franco e continuado declínio internacional nas últimas 5 décadas, enfrentado por uma empresa brasileira que adotou sistema de gestão de inovação a partir de todos os empregados, que ficou conhecido como Inovação Horizontal. A estratégia da empresa analisada indica que o seu desempenho foi impulsionado por inovações radicais, provenientes dos empregados. Tais inovações criaram valor para clientes e possibilitaram redução de custos para empresa pelo fato de serem eco sustentáveis devido à redução de recursos fundamentais, matéria prima, energia e trabalho humano.
A lata de aço surgiu em 1810. A guerra civil americana provocou grande avanço na indústria de latas de aço. A refrigeração doméstica evoluiu permitindo a conservação de alimentos e eliminou a exclusividade da lata de aço. O mercado americano perdeu mais de 40% do consumo de latas de aço no período 1976-2019. No Brasil a situação também reflete forte queda. A pergunta que fica é: como sobreviver e mesmo evoluir em um mercado cuja macrotendência é o declínio? A Brasilata S/A Embalagens Metálicas superou a macrotendência de queda do setor de latas de aço pela inovação.
O setor de lata de aço encontra-se mundialmente em franco declínio. O setor no Brasil é pulverizado e competitivo, com 40 empresas de diversos portes. A queda tem arrefecido nos últimos anos, devido a questões de sustentabilidade (o aço é econômica e totalmente reciclável ao contrário de outros materiais como o plástico). A estratégia da Brasilata S/A será a de continuar a crescer competindo pela inovação de produtos, processos, gestão e modelos de negócio utilizando para tanto o seu modelo de Inovação Horizontal que estimula a cultura interna de inovação de todos os seus funcionários.
A explicação para a Brasilata ter superado a macrotendência de queda do setor de latas de aço foram suas inovações implantadas. As principais inovações são apresentadas: Projeto Simplificação, baseado no sistema Toyota; Fechamento Plus, sistema para abertura e fechamento de latas de tintas; Fechamento Biplus, tampa que reduz pela metade o tempo de manuseio pelo lojista; Fechamento Ploc Off, adaptação da tampa Biplus para produtos alimentícios secos; Lata de 18 litros para Produtos Perigosos, sistema para aliviar impacto; Secagem UV na Litografia de Latas de Tintas, Banco de Férias.
O crescimento da Brasilata no último quarto se século foi muito superior ao do mercado brasileiro. É importante destacar que a empresa obteve esse crescimento de forma orgânica, sem fusões ou aquisições e se tornou líder do mercado de produtores não integrados de latas. Em 2020, detinha 15% do mercado de latas de aço do Brasil e 35% do de latas de tintas e produtos químicos, onde atua preponderante. Em 2020, seu faturamento bruto foi R$ 815 milhões. Apesar de pertencer a um setor maduro a Brasilata tem sido consistentemente considerada como uma das empresas mais inovadoras do Brasil.
A contribuição do trabalho é divulgar o sistema de captação de ideias de todos os empregados, especialmente os da linha de frente (Inovação Horizontal) o que permite a redução de custos diretos e produz inovações eco eficientes. O relato mostrou que a inovação a partir de todos os empregados foi capaz de criar grande valor para os clientes e ao mesmo tempo diminuir significativamente os custos de produção pela economia de recursos. Uma contribuição importante é ter mostrado que a inovação a partir de todos os empregados produziu, pela sua natureza, mudanças eco sustentáveis.