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Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA COLÔNIA DE PESCADORES E AQUICULTORES Z-6 DE CANDEIAS DO JAMARI – RONDÔNIA
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Palavras Chave

Educação Financeira
Consumo Consciente
Pescadores

Área

Engema

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Álisson Delano De Medeiros Costa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte
2 - Angelina Maria de Oliveira Licorio
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
3 - Carlo Filipe Evangelista Raimundo
- Educação

Reumo

No Brasil, país de grandes dimensões territoriais, existem municípios de pequeno porte desprovidos de ofertas de produtos e serviços especializados, inclusive na área educacional e financeira. Garantir que localidades como a comunidades de pescadores de Candeias do Jamarí-RO adquira conhecimentos e habilidades necessárias e competência técnica para promover o desenvolvimento sustentável, por meio do empreendedorismo tem sido um grande desafio. A inclusão financeira das comunidades de pescadores e aquicultores é vital para novas atitudes e melhoramento do consumo sustentável.
A Educação Financeira e pode contribuir para o empoderamento e a redução da situação de vulnerabilidade da comunidade dos pescadores e aquicultores da colônia Z-6 de Candeias do Jamari - Rondônia? O objetivo foi contribuir para o despertar e inclusão da comunidade de pescadores e aquicultores, por meio da educação financeira, desenvolvendo atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.
A educação é o ato político voltada para o bem comum, que propicia o desenvolvimento socioeconômico (DEMERS, 2008). Libâneo (1998, p. 22) define a educação como: “Uma prática social que atua na configuração da existência humana individual e grupal. Acontece no espaço das relações sociais.” Projetos socioeducativos em comunidades de pescadores e aquicultores ajudam a fomentar o cooperativismo e a educação financeira. Para Meinen (2016), as cooperativas têm a vocação de impelir o desenvolvimento local, pois tais entidades garantem que os recursos sejam destinados a comunidade de origem, gerando
Para realização desse trabalho, considerando a necessidade atual de isolamento social, em virtude da pandemia causada pela COVID-19, optou-se por uma pesquisa básica, qualitativa e realizou-se um estudo de campo, como também na modalidade a distância para desenvolvimento dos cursos ofertados, utilizando as ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo GOOGLE, sendo elas: GOOGLE MEET, GOOGLE FORMS E EVEN3. Foram selecionadas informações dentre fontes bibliográficas que abordam o tema proposto e todo o seu paradigma. Realizou-se palestras e encontros virtuais com os pescadores e aquicultores.
Em virtude da pandemia, houve uma mudança na forma como as capacitações eram apresentadas ao público em geral. Anteriormente os facilitadores e voluntários do Instituto Sicoob iam de encontro ao público escolhido para diversificar e contemporizar as novas abordagens que o Banco Central do Brasil – BCB prega sobre Educação Financeira. Contudo essa nova roupagem e dinâmica online permitiu reunir pessoas em diversas localidades ao mesmo, possibilitando maior engajamento e troca de experiências. Caso esse que se deu com as duas oficinas direcionadas ao Público da Colônia Z-6 e sociedade.
Constatou-se que em sua maioria, a comunidade estudada é composta de pessoas que sobrevivem do pescado e atividades proveniente do trabalho braçal. As finanças e orçamento doméstico são feitos por familiares ou terceiros e se propôs que esses pescadores tivessem a oportunidade de aprendizado sobre como gerir suas finanças. Identificou-se a razão desses participantes em relação as suas finanças pessoais e profissional, e como eles se sobressaiam em relação ao seu orçamento doméstico. Houve dentro do objeto de estudo, técnicas e reflexões com os cursistas.
JACQUES, E. R.; GONÇALVES, F. O. Cooperativas de Crédito no Brasil: evolução e impactos sobre a renda dos municípios brasileiros. Economia e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 2 (57), p. 489-509, ago. 2016. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1988 MARQUES, M. O. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996. MEINEN, E. Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades. Ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo. Brasília, Confebras, 2016 INSTITUTO SICOOB - https://www.institutosicoob.org.br.