Pôsteres

Título do Artigo

Cultura de sustentabilidade em organização de pequeno porte: um estudo sobre as manifestações culturais dirigidas à sustentabilidade sob a ótica de diferentes públicos
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Sustentabilidade
Cultura organizacional
Pequenas empresas.

Área

Engema

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Ribeiro
- Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

Com o aumento e maior complexidade das crises socioambientais, a discussão sobre sustentabilidade passou a fazer parte da agenda das organizações e no meio acadêmico, indicando a crescente importância dos aspectos sociais e ambientais em um modelo de gestão mais sustentável. Apesar de se fazer presente na agenda das organizações e no meio acadêmico, estudiosos sustentam que essas práticas são insuficientes, pois são superficiais e não conduzem à formação de organizações e indústrias sustentáveis. Eles argumentam que as organizações terão que passar por significativas mudanças culturais.
O objetivo central da pesquisa é compreender se as manifestações culturais de uma pequena empresa do setor têxtil se apresentam alinhadas às práticas de sustentabilidade, segundo a visão de diferentes públicos da organização. Para a operacionalização desta pesquisa, será adotada, como base, a abordagem teórica de manifestações culturais estabelecida por Joanne Martin.
Cultura Organizacional e manifestações culturais (Joanne Martin, 2002) Sustentabilidade Empresarial (STEURER et al., 2005)
Para consecução deste trabalho, definiu-se como estratégia de pesquisa a abordagem qualitativa. O método utilizado foi a análise temática e a técnica escolhida foi a análise template de Neigel King, que é um método de organizar e analisar tematicamente dados qualitativos que foram aplicados em uma ampla gama de áreas de pesquisa nas ciências sociais (King, 2004). O Trabalho foi elaborado ao longo de 3 meses com a realização de 3 entrevistas realizadas de forma virtual, em razão da Pandemia do Covid 19. As entrevistas tiveram duração média de 1 hora, com questões abertas e semiestruturadas.
Com o objetivo de endereçar a questão central relacionada ao objetivo geral de pesquisa, os resultados foram apresentados em três partes: relacionamento com a organização; manifestações culturais na ótica das partes interessadas; e, finalmente, o entendimento dos participantes sobre sustentabilidade.
O estudo permitiu identificar aspectos que reforçam (1) a relevância do tema sustentabilidade em uma empresa de pequeno porte no setor têxtil, (2) indicações de práticas a serem observadas por pequenas empresas que almejam desenvolver práticas dirigidas à sustentabilidade, (3) além de formas e oportunidades de compreensão das percepções de diferentes públicos acerca dessas manifestações culturais, cumprindo assim o objetivo central deste estudo.
Descritas no documento.