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Título do Artigo

MARKETING SUSTENTÁVEL: A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS
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Palavras Chave

Marketing Sustentável
Socioambiental
Cosméticos

Área

Engema

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Zaíla Oliveira
-
2 - Andria Mariana Feitosa dos Santos
unichristus centro universitario christus - unichristus
3 - GRAZIELLA BATISTA DE MOURA
Centro Universitário Christus - Centro Universitário Christus

Reumo

Nos últimos anos, as discussões em volta da sustentabilidade e do marketing sustentável despertaram a atenção das pessoas gerando preocupações. Acompanhando o cenário, a procura por cosméticos verdes aumentou, uma vez que o uso desse tipo de produto resulta em aspectos positivos para o meio ambiente por serem veganos, orgânicos, naturais ou recicláveis, o que possibilita a minimização da poluição na natureza e o descarte de resíduos em lixões (SANTOS, 2020).
Como questão de pesquisa As práticas do marketing sustentável adotadas por empresas de segmentos de cosméticos influenciam na decisão de compra do consumidor? Obj.geral identificar a influência das práticas do marketing sustentável na decisão de compra dos consumidores de cosméticos. Obj.específicos: identificar o perfil do consumidor de cosméticos sustentáveis; verificar a percepção dos consumidores com relação as ações socioambientais das empresas de cosméticos; identificar os principais aspectos relacionados com o marketing sustentável e socioambiental que atraem consumidores de cosméticos
Na indústria de cosméticos a produção e demanda em crescimento faz emergir a preocupação com os riscos ambientais, o que leva a sociedade a cobrar das organizações uma formulação de produtos que não agridam o meio ambiente e o meio social. Nesse sentido, o setor de cosméticos vem utilizando a tecnologia em benefício das questões socioambientais, desenvolvendo produtos com foco na eficácia sustentável de modo a reduzir o impacto ambiental.
Pesquisa realizada em Fortaleza/CE, com consumidores de cosméticos. A delimitação temporal compreende de abril a maio/2021. Pesquisa com abordagem quantitativa e quanto aos fins é um estudo exploratório descritivo para explicar a interferência das práticas de responsabilidade socioambiental na decisão de compra do consumidor de produtos cosméticos. A amostra (144) foi selecionada por critérios não probabilísticos de acordo com o critério da não conveniência (MALHOTRA, 2019) com consumidores de produtos cosméticos.
No setor de cosméticos o marketing sustentável é direcionado primeiramente como iniciativa de empresas e marcas voltadas para consumidores. Como uma atividade com foco na participação do cliente nas responsabilidades/ações socioambientais, é visível a preocupação com meio ambiente, com a sociedade e com questões financeiras dos consumidores. Sabe-se que o marketing sustentável incentiva as pessoas a praticarem/pensarem sobre ações, causas envolvendo a questão socioambiental, porém é necessário que a indústria de cosméticos, marcas e pessoas se unam para promoverem mudanças mais rapidamente.
Os consumidores são influenciados pelas práticas de responsabilidade socioambiental, contudo, poucos percebem as ações socioambientais, apesar de as valorizarem. A preocupação com o meio ambiente interfere nas suas decisões de compra apenas ocasionalmente. Em geral os consumidores revelam que passariam a consumir produtos verdes por questões ecológicas ambientais, e que ocasionalmente compram de marcas que visam o socioambiental. Os resultados revelam que existe a consciência de que o consumo sustentável contribui com o meio ambiente positivamente.
ALVES, Ricardo Ribeiro. Administração verde: o caminho sem volta da sustentabilidade ambiental nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. OLIVEIRA; LEONETI; CEZARINO. Sustentabilidade: princípios e estratégias/ Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Alexandre Leoneti, Luciana Oranges Cezarino. Barueri, São Paulo: Manole, 2019. SANTOS. Bárbara Filipa Freitas. Empreendedorismo Sustentável: Marketing mix sustentável no Setor da cosmética. Porto, 2020. TORRES, Claudia Maria Mendes. Planejamento, gestão e crescimento organizacional. Lisboa: ISCTE, 2011.