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Título do Artigo

ATUAÇÃO DE REDES EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Palavras Chave

Educação Empreendedora
Redes de colaboração
Pandemia

Área

Engema

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Agair Juliete Cavalcante Carvalho
Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão
2 - Manuela Ramos da Silva
-
3 - MARIA ELENA LEON
Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Administração
4 - Juliana Alves Campos
- São Crstóvão
5 - Débora Tayane Rodrigues dos Santos Pedroso
Universidade Federal de Sergipe - SÃO CRISTOVÃO

Reumo

Neste cenário de crise mundial, devido a doença COVID-19, a educação se destaca como uma das áreas mais afetadas e necessitadas de medidas que auxiliem uma retomada das atividades, seja de forma remota, seja de forma presencial, seguindo todos os critérios de segurança exigidos pelas autoridades. Visando a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades para lidar com os desafios da formação e do mercado de trabalho, redes de colaboração educacionais são formadas, promovendo o capital social e cultural, elementos fundamentais na educação empreendedora.
Devido a pandemia, às regras de isolamento social e encerramento das aulas presenciais impostas pelas autoridades políticas, no ano de 2020, surge um questionamento: como ocorre a atuação da rede de colaboração educacional Junior Achievement (JA), junto as escolas de Educação Básica, no período de pandemia da COVID-19 no estado de Sergipe? Fundamentada nos temas de educação empreendedora e a formação de redes, esta pesquisa objetiva analisar a atuação da rede de colaboração educacional JA, junto as escolas de Educação Básica, no período de pandemia da COVID-19 (2020), no estado de Sergipe.
A educação empreendedora representa uma abordagem a qual conduzirá o jovem em sua formação como cidadão ético e participante de uma sociedade, de modo a estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras que potencializarão o crescimento da comunidade e o seu próprio. Alves (2016, p. 35) afirma que a rede de colaboração interorganizacional é representada pela coordenação, consenso e respeito, quando formal é “planejada e gerida”, características essas identificas na Junior Achievement. Conforme Dolabela (2003), a formação em redes faz parte da essência da educação empreendedora.
Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e visa analisar a rede de colaboração educacional Junior Achievement Sergipe, no período de pandemia da COVID-19, durante o ano de 2020, para o desenvolvimento da formação empreendedora na Educação Básica. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, na qual foi aplicada com o presidente, o vice-presidente e uma ex-gerente executiva da organização. A coleta de dados foi realizada em período de pandemia, devido a isso não foi possível observar pessoalmente a atuação da rede.
O principal resultado foi a revelação de que o momento de pandemia provocou uma crise na rede com a quebra no compartilhamento de recursos e vínculo de atores chaves, fatores essenciais para o desenvolvimento de uma rede solidária, problemática exposta também no estudo de Farias, Garcia e Olave (2020), como por exemplo os mantenedores locais, que se desassociaram da rede e inviabilizou ainda mais a continuidade das atividades presenciais e até mesmo uma maior atuação online, como observado pela sede nacional e outras unidades estaduais.
Conclui-se que a Junior Achievement Sergipe colabora de forma significativa com o desenvolvimento do empreendedorismo na educação básica, porém, mesmo com atuação em redes, não conseguiu manter os seus programas ativos durante a pandemia da COVID-19, no ano de 2020. Sugere-se ampliação desta pesquisa por meio da possibilidade de estudo de múltiplos casos, utilização de outros métodos de investigação e maior quantidade de pessoas entrevistadas.
ALVES, N. J. O Processo de Desenvolvimento e Mudança das Redes Interorganizacionais. 2016. SOMMARSTRÖM, K.; OIKKONEN, E.; PIHKALA, T. Entrepreneurship education. Education and Training, 2020. PEPIN, M.; ST-JEAN, E. Assessing the impacts of school entrepreneurial initiative. Journal of Small Business and Enterprise Development, 2019. FARIAS, M.W.M.; GARCIA, A.; OLAVE, M.E.L. O fortalecimento dos bancos comunitários a partir da organização em rede: o caso da Rede Baiana de BCDs. Organizações em contexto, 2020. HENRIQUES, C.M.P.; VASCONCELOS, W. Crises dentro da crise. Estudos Avançados, 2020.