Pôsteres

Título do Artigo

O avanço imobiliário em áreas contaminadas: Uma alternativa de urbanização sustentável sobre a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Desenvolvimento imobiliário
Sustentabilidade
ODS

Área

Engema

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafael Franklin da Silva Ferreira
UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina
2 - Ana Paula Branco do Nascimento
- Universidade São Judas Tadeu
3 - Nestor Kenji Yoshikawa
-

Reumo

O processo de desindustrialização dos grandes centros urbanos está na vanguarda da reutilização de áreas contaminadas, que, por sua vez, tem sido impulsionada pelo mercado imobiliário, principalmente, no Estado de São Paulo. Mediante o pioneirismo desta prática, é notável a lacuna entre as diretrizes para implementação que norteiam esta temática e a promoção da sustentabilidade urbana.
O objetivo deste trabalho é identificar quais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas e indicadores da Agenda 2030 se interrelacionam com o avanço do mercado imobiliário em áreas contaminadas no Brasil, englobando os principais impactos sociais, econômicos e ambientais causados pelo desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas.
A concepção dominante da ideia de sustentabilidade preconiza o crescimento econômico contínuo, com base nos mecanismos de mercado e nas soluções técnicas (MORINAGA, 2013). Por este motivo, reforça-se a necessidade de direcionar políticas públicas corretamente fundamentadas ao tema, sendo os ODS uma referência na área.
O método de estudo exploratório foi escolhido para investigar o avanço das pesquisas sobre o tema, através de uma metodologia qualitativa de revisão bibliográfica. Considerando o problema da pesquisa e a necessidade de coletar dados para identificar quais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas e indicadores da Agenda 2030 se correlacionam com a temática do desenvolvimento avanço imobiliário em áreas contaminadas no Brasil, optou-se por desenvolver um estudo exploratório, através do cruzamento de palavras-chaves.
De acordo com a análise realizada sobre os documentos selecionados, os ODS que estão em maior consonância com o tema abordado são os ODS 3 (Saúde e bem estar), ODS 6 (Água potável e saneamento) e ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).
As diretrizes estabelecidas nas ODS e metas citadas poderão servir de base para desenvolvimento de indicadores específicos nas áreas urbanas contaminadas, visando contribuir efetivamente o monitoramento da urbanização sustentável ao que se refere ao uso imobiliário de áreas contaminadas, bem como estabelecer prioridades de ação e investimentos, principalmente para o setor público.
Agência Nacional de Águas (ANA). Os ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os Indicadores. Brasília, DF. 2019. Disponível em: < https://www.ana.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/publicacoes/ods6/ods6.pdf >. Acessado em: 20 jun. 2021. MORINAGA, C. M. Áreas contaminadas e a construção da paisagem pós-industrial na cidade de São Paulo. 2013. 201 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < Áreas contaminadas e a construção da paisagem pós-industrial na cidade de São Pa... (usp.br). Acessado em: 20 jun. 2021.