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Título do Artigo

Mudança de Consumo: Utilização de incentivos para mudanças comportamentais saudáveis e Sustentáveis
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Palavras Chave

Arquitetura de escolha
Comportamento do consumidor
Nudge

Área

Engema

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ricardo Suzuki
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Ciências Sociais
2 - Edelvino Razzolini Filho
- Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI
3 - José Marcelo Almeida Prado Cestari
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - DECIGI; PPGGI

Reumo

No processo de tomada de decisão, o raciocínio cognitivo pode facilmente ser influenciável conforme o contexto, resultando em escolhas que podem não ser as melhores entre as opções para a sociedade ou para o individuo. Com o objetivo colaborar que estas escolhas sejam mais assertivas, são utilizados alguns mecanismos que tornem mais atraentes ou visíveis as melhores opções, respeitando e preservando outras opções existentes, mantendo assim a liberdade de escolha. A dinâmica e a grande quantidade de decisões rotineiras e repetitivas, fazem que utilizem atalhos que podem prejudicar as escolhas.
A utilização de nudges com o objetivo de influenciar consumidores em melhorar suas escolhas com o objetivo de ter uma vida mais saudável, preservando o meio ambiente, utilizando técnicas de nudges com o objetivo de melhorar suas escolhas, publicados na Scopus no período de 2016 a 2020, tendo como objetivos: - Apresentar a evolução das publicações no período; - Fazer um breve resumo do objetivo e resultado destas publicações; - E por fim, identificar a coocorrências das palavras chaves.
A degradação do solo e da biodiversidade está interligada com a produção e consumo excessivo de bens e serviços, fazendo-se necessário a conscientização do consumo sustentável, que implica na satisfação das necessidades pessoais sem impactar nas vidas das gerações presentes e futuras. Os conceitos que envolvem a temática relacionada ao incentivo da mudança comportamental utilizando nudges. foi dividido em três pontos cruciais sobre o tema que é arquitetura de escolhas, nudges e comportamento do consumidor.
O procedimento metodológico aplicado neste artigo tem uma abordagem qualitativa, baseando-se em procedimentos fundamentados na análise sistemática e o mapeamento dos pontos principais. Foi realizada uma pesquisa com o objetivo de fazer um levantamento de publicações cientificas sobre a temática sobre como a utilização de Nudge é utilizada para influenciar os consumidores, utilizou-se a base de dados da Scopus (Elsevier), O trabalho foi delimitado com base da produção bibliográfica do período de 2016 a 2020, analisando como medidas baseadas no nudge estão influenciando as escolhas do consumidor
O objetivo de criar alternativas que possibilitem a mudança na rotina alimentar, mais saudável e ecologicamente sustentável, sem tirar as opções existentes, foram base de muitas pesquisas no período, onde predominou estudos com jovens em ambientes escolares. Mostrou como o estímulo pode colaborar na escolha de produtos saudáveis em mercado,compras on-line e em restaurantes podem mudar rotinas alimentares sem custos exorbitantes para a implementação. O controle de consumo energético, cartão de crédito e de seguros, mostrou também que pequenas mudanças na fatura aumentam o benefício ao usuário.
Mudanças no comportamentos alimentares com alguns incentivos, no sentido de que estes sejam mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis, sendo muitos deste estudo envolvendo jovens, demonstram que o objetivo é uma mudança gradativa e consciente na sociedade. A necessidade utilização de forma racional dos recursos energéticos e financeiro alinhado com o controle de consumo populacional, estão sendo adotados alguns métodos que permitem aos usuários acompanhar e programas melhor suas escolhas baseadas no histórico de utilização pessoal ou do grupo social onde está inserido.
Almeida, M. I. S. de, Coelho, R. L. F., Camilo-Junior, C. G., & Godoy, R. M. F. de. (2018). Quem Lidera sua Opinião? Influência dos Formadores de Opinião Digitais no Engajamento. Bucher, T., Collins, C., Rollo, M. E., McCaffrey, T. A., De Vlieger, N., Van Der Bend, D., Truby, H., & Perez-Cueto, F. J. A. (2016). Nudging consumers towards healthier choices: A systematic review of positional influences on food choice. Lades, L. K. (2012). Impulsive consumption and reflexive thought: Nudging ethical consumer behavior. Trudel, R. (2018). Sustainable consumer behavior.