Pôsteres

Título do Artigo

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO BANCO DO BRASIL
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Sustentabilidade
Banco do Brasil

Área

Engema

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Jonas Vanderlei Theisen
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
2 - Luis Phillipe da Silva Inglat
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

A concepção de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surgiu na década de 1950 (LOMBARDI, LEAL, BASSO, 2010) e foi definida por Carroll (1979, p. 500 apud Carroll, 1999, p. 7) como “a responsabilidade social dos negócios abrange as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem das organizações em um determinado momento”. A RSC tem uma relação histórica com a sustentabilidade, que evoluiu com a preocupação mundial de conservação do planeta e seus recursos, na busca por um melhor entendimento das questões ambientais, sociais e econômicas.
Considerando a importância da discussão teórica relacionada a RSC e a necessidade de difusão das práticas no ambiente organizacional, essa pesquisa visa dar maior compreensão sobre a temática e sua aplicação em uma empresa reconhecida pelos seus índices de sustentabilidade, o Banco do Brasil, melhor empresa Brasileira na classificação do ranking Global 100 da Corporate Knights em 2021. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação do conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em uma empresa brasileira, caracterizada por seus altos índices de sustentabilidade.
As responsabilidades sociais dos empresários são definidas por Bowen (2013, p. 6) como as “obrigações dos empresários de seguir essas políticas, de tomar essas decisões ou de seguir as linhas de ação desejáveis em termos dos objetivos e valores de nossa sociedade”. Segundo o autor, em decorrência da grande influência e poder das empresas, se pressupõe que estas estão a serviço da sociedade e com isso, devem considerar valores sociais aceitos ao invés de sobrepor os seus próprios valores.
Nesta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa para compreender como ocorre a aplicação do conceito de Responsabilidade Social Corporativa em uma empresa brasileira. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso, com base na análise do Banco do Brasil (BB), utilizando dados secundários coletados no site da própria empresa. O estudo de caso único, adotado como estratégia de pesquisa para descrever as dinâmicas do fenômeno e as configurações do caso visa permitir maior proximidade com situações reais e compreender determinado fenômeno na prática.
A escolha do BB para esse estudo foi através do ranking Global 100 da Corporate Knights em 2021, mas este se destaca também por outras frentes e premiações de destaque no cenário corporativo: do Índice Dow Jones de Sustentabilidade da Bolsa de Nova Iorque, do FTSE4 Good Index Series da Bolsa de Valores de Londres, e do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. A visão do BB sobre a RSC aborda 5 categorias que evidenciam suas práticas, a saber: funcionários, clientes, fornecedores, investimento social privado e canais de informações, reclamações e denúncias.
A experiência do BB, com seus mais de 200 anos, reforça que é uma empresa sólida e que possui uma caminhada madura nos aspectos de responsabilidade social. A RSC demonstra estar incorporada ao BB, conectando aspectos sociais e econômicos ao modelo de negócios e demonstra ter uma relação positiva com a reputação e a atratividade da empresa. O compromisso social do BB reforça o papel das empresas na busca por desenvolver soluções para os desafios sociais, apoiando estratégias inovadoras para promover a RSC. Suas premiações e classificações em diferentes rankings reforçam esse posicionamento.
BOWEN, H. R. Social responsibilities of the businessman. University of Iowa Press, 2013. CARROLL, A. B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979. LOMBARDI, M. F. S.; LEAL, C. C.; BASSO, L. F.C. The activity of Natura from the perspective of sustainable development and of corporate social responsibility. Management Research: Journal of the Iberoamerican Academy of Management, v. 8, n. 3, p. 165–182, 2010.