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Título do Artigo

GERAÇÃO DE VALOR DO RELATO INTEGRADO NO CASO DO ITAÚ UNIBANCO
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Palavras Chave

Relato Integrado
Geração de Valor
Capitais

Área

Engema

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - AMANDA DOS SANTOS VEIGA MARÇAL
Universidade Estadual de Maringá - Mestrado em Ciências Contábeis
2 - Marguit Neumann
- Universidade Estadual de Maringá

Reumo

Para orientar as empresas na elaboração do Relato Integrado (RI) o International Integrated Reporting Council (IIRC) emitiu o Framework 1.0 formado por: conceitos fundamentais (geração de valor, processo de geração de valor e capitais); princípios básicos orientadores; e elementos de conteúdo. Para amadurecer e assimilar a compreensão real de como a organização cria valor pode demandar tempo (ACCA, 2018). Porém, o próprio IIRC não delimita em qual(ais) parâmetro(s) o conceito de geração de valor foi apoiado para defini-lo.
O conceito geração de valor no RI resta obscuro na visão dos preparadores de RI, os quais demandam esclarecimentos. Ademais, o próprio IIRC recomenda estudos que proponham melhorias na compreensão do tema (IIRC, 2017), com respandos conceituais, teóricos e com exemplos práticos. Para tanto, a presente pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a percepção do conceito Geração de Valor do Relato Integrado no caso do Itaú Unibanco? Este estudo tem objetivo identificar qual a percepção do conceito Geração de Valor do Relato Integrado no caso do Itaú Unibanco.
A capacidade de gerar valor no RI é voltada para a organização e seus stakeholders; contudo, está intimidamente inter-relacionada com o modelo de negócio da instituição. Por conseguinte, a maneira que a organização compreende e trata as expectativas e as necessidades dos seus stakeholders contribuem tanto para a geração de valor, quanto para a construção da confiança do RI. Embora haja críticas sobre a terminologia dos capitais, o RI proporciona, tanto à organização quanto aos stakeholders, a oportunidade de reconhecer de maneira clara as estratégias corporativas, desempenho e intenções futura
Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativista (Chua, 1986; Burrell & Morgan, 1979; Flick, 2009), uma vez que por intermédio da descrição e interpretação obtida na entrevista, buscou-se analisar como o Relato Integrado do Itaú Unibanco contribui para a prática de divulgação da sua geração de valor. Quanto à escolha do participante, está relacionada com o objetivo da pesquisa, selecionando uma pessoa que trabalha no âmbito da elaboração de um RI do Itaú Unibanco. A entrevista foi realizada via skype dia 27 de dezembro de 2018, com a duração de 49 minutos.
Mediante as afirmações do entrevistado (um dos elaboradores do RI do Itaú Unibanco), O Itaú Unibanco utiliza em seu RI que o termo valor não é exclusivo ao contexto financeiro, o qual inclui valores sociais e ambientais, porém não foram auferidos os valores tangíveis e intangíveis, os quais possuem contribuições para apoiar a geração de valor de uma empresa. Inclui-se que foi destacado pelo entrevistado, que o RI do Itaú Unibanco ainda não está em um estado ótimo, e que constantemente buscam o aprimoramento dele.
Conclui-se a percepção do Itaú Unibanco quanto a finalidade do RI é condizente com o que a literatura se propõe, que é a de explanar para os provedores de capital financeiro como a companhia gera valor ao longo do tempo, beneficiando todas as partes interessadas na capacidade de uma instituição gerar valor. O Itaú Unibanco incorpora em seu RI a “geração de valor compartilhado”, em que está condizente com a proposta de que, o valor gerado de uma empresa (o sucesso da organização) é “interdependente” com o valor que cria para investidores, empregados, clientes, sociedade, e natureza.
Gokten, S., & Gokten, P. O. (2017). Value Creation Reporting?: Answering the Question „ Value to Whom ” according to the International Integrated Reporting Framework, 91(147), 145–170. Recuperado de https://doaj.org/article/0ef23e57eb51447589bbf774976f5ec7. International Integrated Reporting Council (IIRC). (2013). Background - Value Creation. Recuperado de http://integratedreporting.org/resource/background-papers/.