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Título do Artigo

A VISÃO DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS
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Palavras Chave

Resíduos eletrônicos
Meio ambiente
Consciência.

Área

Engema

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alana Barroso Lima
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2 - Antônia Carleandra Cardozo Sousa
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3 - Ana Carla Rodrigues de Sousa
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí - IFPI
4 - Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior
- Campus Piripiri
5 - Elane dos Santos Silva Barroso
- Gestão e Negócios

Reumo

As pessoas consomem milhares de produtos todos anos e os descartam na mesma frequência. A organização OEco (2016) relata que, o crescimento populacional aumentou a geração de lixo no Brasil, com isso, as cidades apresentam dificuldades para implantar, coordenar e gerenciar de modo sustentável os resíduos gerados. Outro fator importante é que esses resíduos, se descartados corretamente e posteriormente gerenciados através da logística reversa, por exemplo, podem gerar um alto valor comercial, o que reflete sobre o ponto de vista socioeconômico.
Tais questões socioambientais, associadas ao contexto do descarte e destinação correta de resíduos sólidos, podem ser discutidas durante a vida do indivíduo. Diante disso, surgem questionamentos: De que forma o consumidor entende a relevância do descarte correto de resíduos eletrônicos? Há, por parte do consumidor, consciência quanto aos danos causados por esses materiais para o meio ambiente e para o homem? Assim, o objetivo geral da pesquisa é avaliar o comportamento do consumidor universitário em relação ao descarte de resíduos tecnológicos.
Os produtos eletrônicos e sua composição são definidos, segundo Itu (2016) como todos os tipos de equipamentos e peças elétricas e eletrônicas descartados sem a intenção de uso por parte do seu proprietário novamente. Crocco et al. (2013), afirmam que o comportamento do consumidor é influenciado por várias questões, podendo ser psicológicas, sociológicas e influencias de motivação. Para Bauman (2008), assim como os produtos vêm com novos modelos e com novas tecnologias, os consumidores relacionam o velho a defasado, concentrando a desvalorização rápida de vendas e propostas antigas.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo com análise exploratória. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário, junto a 102 respondentes. Foram identificadas quatro dimensões que explicam o grau de consciência e conhecimento dos entrevistados: nível de conhecimento sobre lixo eletrônico, grau de conscientização sobre lixo eletrônico, a destinação de aparelhos obsoletos e opinião sobre o manejo do lixo eletrônico por empresas.
Os resultados apontam que de forma geral os estudantes sabem e conhecem o que é lixo eletrônico e os efeitos negativos do seu descarte ser realizado de forma incorreta. Além disso, a maioria dos pesquisados demonstraram preocupação com a questão ambiental e que esta, é fator determinante na sua decisão de compra. No entanto, a maioria dos respondentes não tem conhecimento ou tem poucas informações de como o lixo eletrônico é descartado na cidade onde residem.
Os consumidores afirmam ter consciência de papel importante que eles têm em relação manejo correto no processo de descarte do lixo eletrônico, porém, acreditam também que a maior parte da responsabilidade deveria ser aplicar por parte das empresas, pois para eles, todas deveriam ter um programa de logística reversa. Neste sentido, há muitas coisas a mudar. Para a confecção do estudo houveram algumas limitações, que dificultaram na produção da pesquisa, como o atual período de pandemia da COVID-19, pois a pesquisa foi realizada de forma online.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.CROCCO, L. et al. Fundamentos do marketing: conceitos básicos. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. ITU. Secretariat of the Basel Convention. UNESCO, UNIDO, UNU, WIPO, BCRCSouth America, ECLAC 2016.