Resumo

Título do Artigo

O LADO HUMANO NA GERAÇÃO DA INOVAÇÃO E DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vânia cristina ferreira
Universidade de Blumenau - FURB - PPGAD/ Administração Responsável pela submissão
2 - Giancarlo Gomes
Universidade de Blumenau - FURB - PPGAd
3 - Felipe Mendes Borini
Universidade de São Paulo - USP - FEA/USP

Reumo

O desempenho das organizações é vulnerável à alta competitividade e cenários de crise. No entanto, em momentos de instabilidade, as organizações que investem em inovação podem ganhar vantagem competitiva (Lichtenthaler, 2021). O panorama econômico e social desencadeado por uma crise é desafiador, mas também é um estímulo à inovação (Heinonen, 2021). Considerando que a inovação é um antecedente do desempenho organizacional (Backes et al., 2020), pode-se inferir que, em momentos de instabilidade, a estratégia voltada à inovação é uma alternativa às empresas para conquistarem competitividade.
As práticas do Work Life Balance e da Capacidade de Aprendizagem Organizacional são relevantes em gestão da inovação, especialmente em empresas que são intensivas em mão de obra e que não tem perfil tecnológico. Porém, estudos sobre o lado humano na geração da inovação ainda são escassos na literatura (Alegre & Pasamar, 2018). Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre o Work Life Balance e capacidade de aprendizagem organizacional no desempenho organizacional mediado pelo desempenho inovador.
O desempenho da inovação das empresas pode ser influenciado por diversos fatores além de investimento em tecnologia (Alegre & Pasamar, 2018). Elementos ligados aos recursos humanos das organizações, como, capacidade de aprendizagem da organização e o Work Life Balance podem influenciar positivamente na inovação (Alegre & Pasamar, 2018; Gomes et al., 2021). Mas exige das empresas, pessoas com habilidade e prontidão para aprender e inovar (Gomes & Wojahn, 2017).
Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de um levantamento com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 282 empresas catarinenses do setor de transformação, nos seguimentos têxtil, couro e calçados; madeira e móveis; metalurgia e metalmecânica e produtos químicos e plásticos. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais.
Encontramos relações positivas entre Work Life Balance (WLB) e capacidade de aprendizagem organizacional (CAO) e desempenho organizacional (DO) mediado pelo desempenho inovador (DI). Também, encontramos influência da capacidade de aprendizagem organizacional com o desempenho inovador e com desempenho organizacional. A inovação tem influência positiva no desempenho organizacional e é potencializada pela adoção de práticas que valorizam o WLB e CAO.
Os dados apontam que WLB e CAO são importantes no DO por potencializarem o DI. A relação positiva entre os constructos deste modelo aponta a importância de as organizações promoverem práticas para melhorias na aprendizagem e no Work Life Balance. Portanto, entender os benefícios do WLB e da CAO é relevante em gestão da inovação, especialmente em empresas que não têm um perfil tecnológico e são intensivas em mão-de-obra.
Alegre, J., & Pasamar, S. (2018). Firm innovativeness and work-life balance. Technology Analysis and Strategic Management, 30(4), 421–433. Chiva, R., Alegre, J., & Piqueras, J. J. R. (2009). Organizational Learning Capability and Job Satisfaction?: an Empirical Assessment in the Ceramic Tile Industry. British Journal of Management, 20(3), 323–340. Shukla, A., & Srivastava, R. (2016). Development of short questionnaire to measure an extended set of role expectation conflict, coworker support and work-life balance: The new job stress scale. Cogent Business and Management, 3(1).