Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO DANO AMBIENTAL DO FORNECEDOR NA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E NAS CAPACIDADES DINÂMICAS DE COMPRAS VERDES
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
Universidade Federal de Pelotas - CCSO Responsável pela submissão
2 - Larissa Oliveira de Otero
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - ICEAC
3 - Daniele Rodrigues Garcia
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - ICEAC
4 - Guilherme Lerch Lunardi
-
5 - Flávio Régio Brambilla
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração

Reumo

A responsabilidade por danos ambientais, além de, geralmente, acarretar verdadeiras batalhas judiciais em função do dever jurídico de reparação dos danos causados ao meio ambiente e a terceiros, levanta também o questionamento sobre a necessidade dos gerentes desenvolverem capacidades dinâmicas de compras verdes. Desta forma, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de estudar questões relacionadas ao efeito dos danos ambientais do fornecedor na preocupação ambiental e nas capacidades dinâmicas de compras verdes.
Esta pesquisa se propôs a responder a seguinte questão: Como o dano ambiental do fornecedor afeta a percepção dos gestores sobre a necessidade de desenvolver Capacidades Dinâmicas de Compras Verdes, e se esse efeito é mediado pela preocupação ambiental? O objetivo desta pesquisa é analisar o efeito do dano ambiental do fornecedor na percepção dos gestores sobre a necessidade de desenvolver Capacidades Dinâmicas de Compras Verdes, e se esse efeito é mediado pela preocupação ambiental.
A responsabilidade descreve até que ponto um indivíduo ou outra pessoa é responsável por alguma situação e a controlabilidade refere-se ao grau em que a natureza ou o principal fornecedor tem controle sobre um evento (Polyviou et al., 2018). A preocupação ambiental é definida como o grau em que as pessoas estão cientes dos problemas relacionados ao meio ambiente (Prakash & Pathak, 2017). As capacidades dinâmicas de compras verdes são processos que atuam diretamente para remodelar e atualizar os recursos da empresa por meio de competências ambientais (Gliedt & Parker, 2010).
O procedimento para realização da pesquisa foi um experimento baseado em vinheta do tipo fatorial 2x2. Os participantes foram aleatoriamente direcionados a uma das quatro versões da vinheta, por meio do A/B teste provido pelo SurveyMonkey Inc., assegurando a realização do experimento com a abordagem between-subjects, reduzindo a chance da ocorrência de algum efeito de demanda.
A Responsabilidade pela seleção do fornecedor, mediante ocorrência de dano ambiental, não tem efeito direto na necessidade em que o fornecedor desenvolva Capacidades Dinâmicas de Compras Verdes (CDCV). A Controlabilidade ou seja, se o dano causado pelo fornecedor foi gerado pela natureza ou pela própria empresa fornecedora não modera do efeito da Responsabilidade pela seleção do fornecedor na necessidade de desenvolvimento de CDCV. Adicionalmente, o efeito da Responsabilidade na necessidade de desenvolvimento de CDCV é mediado pela Preocupação Ambiental.
Os achados contribuem para elucidar como os aspectos externos e internos da empresa em relação aos danos ambientais do fornecedor interagem nas Capacidades Dinâmicas de Compra Verdes. Nesse sentido, os resultados sugerem que: A preocupação ambiental medeia o efeito do dano ambiental do fornecedor e a necessidade de desenvolvimento de desenvolver Capacidades Dinâmicas de Compras Verdes; e, os aspectos internos da empresa (responsabilidade e preocupação ambiental) mostraram-se mais importantes do que os externos (controlabilidade sobre o dano ambiental).
Gliedt, T., & Parker, P. (2010). Dynamic capabilities for strategic green advantage: Green electricity purchasing in North American firms, SMEs, NGOs and agencies. Global Business and Economics Review, 12(3), 171. Polyviou, M., Rungtusanatham, M. J., Reczek, R. W., & Knemeyer, A. M. (2018). Supplier non?retention post disruption: What role does anger play? Journal of Operations Management, 61(1), 1–14. Gliedt, T., & Parker, P. (2010). Dynamic capabilities for strategic green advantage: Green electricity purchasing in North American firms, SMEs, NGOs and agencies. Global Business and Economics