Resumo

Título do Artigo

FEW Nexus como orientador da governança para o desenvolvimento sustentável: Instituto Mamirauá (AM) e Instituto Peabiru (PA), da Rede RENOVE
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Hildebrando Mazzardo Marques Viana
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA Responsável pela submissão
2 - Alexandre Castilhos
Programa de Pós Graduação em Administração - UFRGS - PPGA UFRGS
3 - Tania Nunes da Silva
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - escola de administração

Reumo

Na agricultura e indústria primária, água e energia são recursos complementares, substitutos e, em alguns ambientes, cada um é um insumo na geração do outro; e, ao tentar gerir e otimizar o uso de determinado recurso, o outro será diretamente impactado. Por isso o conceito de FEW Nexus foi concebido para estudar e gerenciar os sistemas de recursos globais, como por exemplo, água, energia e alimentos. Nesse contexto, o papel desempenhado por um agente externo como a Rede RENOVE, na promoção da governança voltada ao uso dos recursos, pode contribuir no desenvolvimento sustentável.
Como a governança promovida pela RENOVE em conjunto com a abordagem do Nexo água-energia-alimento (FEW Nexus) pode contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável? Objetivo Geral: analisar projetos em duas organizações associadas à Rede RENOVE, através da governança orientada pelo nexo água-energia-alimento, ou FEW Nexus, na promoção do desenvolvimento sustentável.
Demonstrar como o FEW Nexus assume esse papel de orientador para a governança de recursos compartilhados, e a Rede RENOVE ajudar na implementar processos utilizando o FEW Nexus como base, assumindo a função de estimular, exercer e orientar para a governança em seus projetos. O FEW NEXUS E A AGRICULTURA FAMILIAR: FAO (2015); CAIRNS e KRYWOSZYNKA (2016); HOFF (2011) GOVERNANÇA EM REDE E O FEW NEXUS: BAZILIAN ET AL.(2011); HARWOOD (2018); PROVAN E KENIS (2008); KESKINEN (2016)
Pesquisa do tipo exploratória, de natureza qualitativa (REMLER; VAN RYZIN, 2011), aplicado em uma rede de organizações do Terceiro Setor. A Rede RENOVE, objeto da análise, é considerada um caso bem sucedido de governança compartilhada em rede orientado para o uso dos recursos do FEW Nexus. Dados primários foram coletados a partir de entrevistas individuais realizadas entre janeiro a abril de 2022 (RIBEIRO; MILAN, 2004), através de questionário semiestruturado e entrevistas por telefone com diretores das mesmas organizações formadoras da Rede RENOVE.
Os resultados mais relevantes de forma concisa e organizada foram gerados dois quadros, um para cada instituto. Quanto à governança exercida pela Rede RENOVE, o fato das instituições se organizarem em rede favoreceu o desenvolvimento de projetos reunindo diferentes instituições com conjuntos de conhecimentos complementares para atender demandas específicas por energias renováveis. Essa abordagem favorece que o nexo seja tratado como um "objeto de fronteira", servindo assim como orientação das diferentes partes interessadas no discurso coletivo.
A RENOVE exerce a função de governar a rede de forma centralizada, desempenhando o papel de coordenação e sustentação da rede. Dessa forma, também se demonstrou a ocorrência do empoderamento da comunidade, autogestão, busca de eficiência, combinação de aspectos positivos de atores informais com o sistema formal, como é característico na governança compartilhada em organizações em rede bem sucedidas. A governança intersetorial é um aspecto que a literatura aponta como crítico para que a abordagem do FEW Nexus funcione de fato como promotora do desenvolvimento sustentável.
CAIRNS, R., KRZYWOSZYNSKA, A. Anatomy of a buzzword: the emergence of ‘the water-energy-food nexus’ in UK natural resource debates. Environmental Science & Policy, 64, 164–170. 2016 ENDO, Aiko; TSURITAB, Izumi; BURNETT, Kimberly; ORENCIO, Pedcris M. A review of the current state of research on the water, energy, and food nexus. Journal of Hydrology: Regional Studies, 11, 20–30, 2017. KESKINEN, M.; GUILLAUME, J.H.A.; KATTELUS, M.; PORKKA, M.; RÄSÄNEN, T.A.; VARIS, O.; The water-energy-food nexus and the transboundary context: insights from large Asian rivers. Water-Sui, vol. 8, w8050193. 2016