Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR INCLUSIVA DA CARNE DE JACARÉ NA RESERVA EXTRATIVISTA LAGO DO CUNIÃ NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - MARCELO MACEDO GUIMARAES
- Universidade Federal de Rondônia Responsável pela submissão
2 - DÉRCIO BERNARDES DE SOUZA
- Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA
3 - Mariluce Paes de Souza
Universidade Federal de Rondônia - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
4 - Fabiana Rodrigues Riva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
5 - Maria Clarice Alves da Costa
- Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A cadeia de valor é uma estratégia utilizada pelos pequenos produtores a fim de superar alterações ocorridas ao longo do tempo no setor agroalimentar, e como forma de aliviar os momentos de crises financeiras, diante do enfrentamento da gradativa insegurança alimentar. E nas estratégias utilizadas para vencer a pobreza, está incluso o desenvolvimento de estratégia participativa. A cadeia de valor inclusiva estimula os produtores de baixa renda que vivem em pobreza rural, a incorporarem valor nas suas atividades, a fim de proporcionar a melhoria na renda e na qualidade de vida dos envolvidos.
Considerada a pioneira na produção do projeto de manejo de jacaré, a RESEX Lago do Cuniã, contou com o suporte de ações de pesquisa e desenvolvimento da cadeia produtiva da espécie, assim como a capacitação da comunidade para gerir as atividades que dariam voz ao projeto. Neste contexto, tendo em vista o desenvolvimento e implantação do manejo de abate de jacarés, questiona-se: Quais as implicações no processo de inclusão dos moradores na cadeia de valor de carne de jacaré? Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar o papel da cooperativa na inclusão de moradores na cadeia de valor.
O referencial teórico é composto por definições e discussões acerca da Reserva Extrativista Lago do Cuniã e dos conceitos de cadeia de valor, mais especificamente sobre os benefícios e falhas na colaboração da cadeia de valor inclusiva. O termo cadeia de valor, tem uma representatividade muito relevante em todo o processo de desenvolvimento e as relações firmadas entre os agentes que integram a cadeia. Outra abordagem que vem ganhando espaço no estudo da cadeia de valor é a colaboração na cadeia de valor inclusiva (CCVI). A CCVI tem um papel importante ao possibilitar acesso aos mercados.
Para conhecer o papel da colaboração da COOPCUNIÃ na inclusão de moradores na cadeia de valor da carne de jacaré na RESEX Lago do Cuniã no município de Porto Velho, esta pesquisa utiliza-se de abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória-descritiva, sendo a realizada em três etapas: a fase exploratória, a revisão de literatura e a pesquisa de campo. A fase exploratória da pesquisa foi identificada a localização da RESEX e os primeiros atores relacionados ao projeto RESEX Lago do Cuniã, estes são o ICMBIO e a Cooperativa COOPCUNIÃ.
A partir das informações coletadas por levantamento documental e realização de entrevistas com aplicação de questionário com 6 (seis) atores, sendo quatro vinculados à cooperativa COOPCUNIÃ e dois moradores não vinculado a cooperativa, foi possível analisar o papel da cooperativa na inclusão de moradores na cadeia de valor. Foi possível entender a produção da carne de jacaré e o real quantitativo de abate por estação. Também é identificado o papel da cooperativa na criação de valor e na colaboração da cadeia de valor inclusiva. E por fim os benefícios que a cooperativa trouxe para a região.
Cabe salientar que este trabalho, alcançou seu objetivo principal de analisar o papel da colaboração da COOPCUNIÃ na inclusão de moradores na cadeia de valor da carne de jacaré na RESEX Lago do Cuniã. Observou-se que houve inserção dos produtores e moradores da RESEX Lago do Cuniã na cadeia de valor. Considera-se o projeto de manejo da carne de jacaré com muitas possibilidades de investimentos e incentivos. É perceptível, que após a implementação desse projeto, houve o equilíbrio da espécie de jacarés, dando oportunidades aos moradores a garantida da pesca tradicional e a geração de renda.
BACON, C. et al. Explicando o “paradoxo do agricultor com fome”: pequenos proprietários e cooperativas de comércio justo navegam pela sazonalidade e mudança nos mercados de milho e café da Nicarágua, Mudança Ambiental Global, 25, 133–149. 2014. BITZER, V. Sobre a capacidade das parcerias para promover a sustentabilidade Mudança nas cadeias globais de commodities agrícolas. Partnering for Change in Chains. Dissertação de Doutorado. Utrecht: Universidade de Utrecht. 2011. BITZER, V.; GLASBERGEN, P. Negócios - Parcerias de ONGs em cadeias de valor globais: Parte da solução ção ou parte do prob.