Resumo

Título do Artigo

PROCESSO ESTRATÉGICO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO PARANÁ PARA GESTÃO HÍDRICA SUSTENTÁVEL NO ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIAS
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - JOEL DA SILVA LUIZ FILHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - faculdade campo real Responsável pela submissão
2 - Marcos de Castro
- Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO
3 - Marcos Roberto Kuhl
- Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Reumo

O Estado do Paraná atravessa uma crise hídrica profunda, afetando diretamente o cotidiano de grande parte da população paranaense, havendo rodízios de água nas residências, impactos na agricultura e pecuária, gerando preocupações e desgastes sociais. A busca de alternativas sustentáveis pelas organizações, pessoas e no campo socioeconômico tem aumentado, sendo proporcional a conscientização da sociedade sobre os problemas ambientais. O Corpo de Bombeiros do Paraná necessita de água para execução de grande parte de suas atividades, necessitando ser mais sustentável em suas atividades.
Esta pesquisa visa revelar quais são os processos estratégicos adotados pela instituição no que tange a utilização consciente e racional da água nas suas atividades fins, bem como quais são as formas de coleta de água para minimizar o impacto do consumo de água potável nos diversos quartéis espalhados no território estadual. Para tanto foi realizado uma análise do consumo de água no Combate à Incêndios no ano de 2021.
A sustentabilidade que se destaca de forma mundial, nas pesquisas, nos ambientes acadêmicos, em discursos políticos, na imprensa e nos círculos empresariais, denota a preocupação da sociedade em estabelecer uma relação saudável entre as esferas econômicas, sociais e ambientais. A sustentabilidade no campo organizacional deve buscar um equilíbrio entre o que é socialmente proposto, economicamente viável e ecologicamente necessário. A correta gestão do processo estratégico possibilita sua concretização e o alinhamento das dinâmicas dos processos estabelecidos na instituição.
Esse estudo é classificado como exploratório e descritivo, pois não se conhece a realidade investigada sobre a temática de pesquisa: Processo estratégico do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná para Gestão Hídrica sustentável. A pesquisa teve caráter bibliográfico pois fez uma revisão literária sobre sustentabilidade e processo estratégico. Possui ainda cunho quantitativo, ao utilizar recursos e métodos estatísticos para análise dos dados relacionados ao consumo de água potável no atendimento de ocorrências em 2021 pelo Corpo de Bombeiros.
No ano de 2021 o Corpo de Bombeiros utilizou 52.262.833 litros de água, em 19.852 atendimentos de ocorrências. Essa análise foi empregada, na mensuração dos agrupamentos dos Postos de Bombeiros em função do consumo de água no atendimento de ocorrências, no sentido de inseri-los em uma taxonomia. Os grupos foram nominados como Mais eficientes e Menos eficientes, conforme o consumo médio de água no atendimento de ocorrências. No cluster 1 aparecem as organizações mais eficiente no consumo de água (13 Postos–11,71%), enquanto no cluster 2 os menos eficientes (98 Postos-88,28%).
A gestão sustentável da água pode trazer benefícios à sociedade a longo prazo, promovendo a sustentabilidade e a economia de recursos financeiros. O estudo permitiu identificar que o Corpo de Bombeiros tem como missão o desenvolvimento sustentável. Conforme dados apresentados ficou evidente que existe um caminho sustentável que pode ser seguido pela organização bombeiro militar. A captação de águas pluviais para utilização no atendimento de ocorrências é uma estratégia sustentável que gera resultados excelentes, podendo chegar a 90% de economia conforme características de cada local do estado.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf BULGACOV, S.; SOUZA, Q. R.; PROHMANN, J. I.; COSER, C.; BARANIUK. J. Conteúdo estratégico. In: BULGACOV, S.; SOUZA, Q. R.; PROHMANN, J. I.; COSER, C.; BARANIUK. J. Administração estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 3, p. 55-83. MUNCK, L. (2014). Gestão da sustentabilidade nas organizações: um novo agir frente à lógica das competências. São Paulo: Cengage Learning.