Resumo

Título do Artigo

Logística Reversa e a Economia Circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Mario Roberto dos Santos
- Responsável pela submissão
2 - José Luiz Romero de Brito
- IEE/USP - Cidade Universitária
3 - Fábio Ytoshi Shibao
- Campus Chácara Flora

Reumo

O rápido crescimento econômico de grandes economias emergentes criou vários desafios globais. Um desses desafios está relacionado aos recursos não reutilizados e a grande quantidade de resíduos que é gerada. As indústrias estão se adequando com o objetivo de manter a produção e o consumo sustentáveis, considerando a logística reversa (LR), maximizando a criação de valor dos produtos em fim de vida e agilizando as operações de negócios de forma eficaz. Tornou-se importante integrar a economia circular (EC) e a LR na cadeia de suprimentos para promover o meio ambiente e o crescimento econômico.
A LR é um dos temas cruciais para discussão entre os acadêmicos na área de desempenho ambiental e sustentabilidade pois é considerada uma estratégia eficaz para os negócios, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em muitas pesquisas. É considerada um fator imperativo devido a vários motivos, como, por exemplo redução de problemas ambientais, controle de custos, vantagem competitiva, mas ainda é uma área não está suficientemente saturada; há várias questões que os pesquisadores precisam abordar. O objetivo deste artigo foi verificar na literatura a relação entre a LR e a EC.
EC e LR têm uma forte relação no que diz respeito ao ciclo técnico (restauro e circularidade de materiais) e estão associados ao conceito de sustentabilidade. A EC propõe que a logística reversa deve ser projetada para além da cadeia de suprimentos de uma empresa, e não restrita a ações de coleta e reciclagem de resíduos, para preservar o valor e a utilidade do material em o maior tempo possível, além de gerar ganhos significativos na cadeia de valor. Pressões da legislação, da concorrência comercial e dos consumidores estão obrigando as empresas a prestar mais atenção às suas operações de LR.
O estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagens qualitativas, por meio de análise de conteúdo. Foram realizadas pesquisas na base de dados ScienceDirect, utilizando-se as palavras “reverse and logistics and circular and economy” e limitadas por tipo “review” e “research”. Essa base foi escolhida por ter periódicos relevantes, com a maioria classificada no extrato Qualis A1 da Capes em 2022, periódicos com alto fator de impacto e por facilidade de acesso. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2021 e janeiro de 2022 e, tendo como limite, os artigos publicados até o ano de 2021.
Os motivos ambientais e os financeiros para adoção da LR visando a EC representam 69,5%. É importante que as organizações compreendam e internalizem com precisão os princípios de circularidade em seu plano estratégico, acoplando seus objetivos estratégicos à maximização da eficiência, redução do desperdício e, o mais importante, descoberta de novas fontes de receita que possibilitem o sucesso dos negócios e a regeneração do meio ambiente. Nesse sentido, adotar um pensamento circular pode permitir que uma organização obtenha resultados (econômicos) mais sustentáveis e reduza os impactos.
A relação entre logística reversa e economia circular é um campo vasto, envolvendo uma grande diversidade de objetos. Portanto, há um amplo campo de pesquisa para avaliar essa relação e um enorme esforço dentro da academia para a adoção de uma definição única de economia circular. Os motivos mais citados para adoção de LR visando a EC foram ambientais e financeiros assim, as publicações revelaram que a academia está focada em pesquisas que mostram a preocupação das organizações com o meio ambiente e também o lado de sobrevivência dessas organizações nos respectivos setores industriais.
Ajwani-Ramchandania, R., Figueira, S., Oliveira, R. T., & Jha, S. (2021). Enhancing the circular and modified linear economy: The importance of blockchain for developing economies. Resources, Conservation and Recycling, 168, 105468, 1-15. Barros, M. V., Salvador, R., Prado, G. F., Francisco, A. C., & Piekarski, C. M. (2021). Circular economy as a driver to sustainable businesses. Cleaner Environmental Systems, 2, 100006, 1-11. Nobre, G. C., & Tavares, E. (2021). The quest for a circular economy final definition: A scientific perspective. Journal of Cleaner Production, 314, 127973, 1-13.