Resumo

Título do Artigo

DIFUSÃO E ADOÇÃO DE COSMÉTICOS ECOINOVADORES: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL DE ESTUDO
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Franciany Cristiny Venâncio Dugonski
- Ecoville Responsável pela submissão
2 - Cleonir Tumelero
Universidade Positivo - Business School

Reumo

A indústria de cosméticos tradicionalmente polui o meio ambiente em decorrência do desenvolvimento de produtos que utilizam substâncias químicas, petroquímicas e microplásticos. Materiais esses que chegam em rios, lagos e oceanos após a utilização por consumidores, além de gerar uma quantidade considerável de resíduos a partir de embalagens. A pressão do mercado tem impulsionado a adoção de medidas sustentáveis pelas indústrias de cosméticos, enfatizando a importância da conscientização e a mudança nos hábitos tradicionais de produção e de consumo. Nesta perspectiva, o presente estudo propõe um modelo conceitual original para analisar a difusão e a adoção de cosméticos ecoinovadores por consumidores, a partir da formulação de cinco hipóteses de pesquisa. O estudo foi principalmente orientado pela teoria da difusão de inovações proposta por Rogers (2003) e desenvolvido a partir de revisão sistemática da literatura. No modelo foram propostos os constructos comportamento pró-ambiental e contexto socioeconômico como mediadores da relação entre a difusão e a adoção de ecoinovações de cosméticos. Este estudo pretende contribuir para a fronteira teórica nos campos da ecoinovação de cosméticos e do comportamento sustentável do consumidor, bem como para medidas sustentáveis de difusão e adoção de cosméticos ecoinovadores pela indústria.
The cosmetics industry traditionally pollutes the environment as a result of the development of products that use chemical, petrochemical and microplastic substances. These materials arrive in rivers, lakes and oceans after being used by consumers, in addition to generating a considerable amount of waste from packaging. Market pressure has driven the adoption of sustainable measures by the cosmetics industries, emphasizing the importance of raising awareness and changing traditional production and consumption habits. In this perspective, the present study proposes an original conceptual model to analyze the diffusion and adoption of eco-innovative cosmetics by consumers, based on the formulation of five research hypotheses. The study was mainly guided by the theory of diffusion of innovations proposed by Rogers (2003) and developed from a systematic review of the literature. In the model, the constructs pro-environmental behavior and socioeconomic context were proposed as mediators of the relationship between the diffusion and the adoption of cosmetic eco-innovations. This study aims to contribute to the theoretical frontier in the fields of cosmetic eco-innovation and sustainable consumer behavior, as well as sustainable measures for the diffusion and adoption of eco-innovative cosmetics by the industry.