Resumo

Título do Artigo

O QUE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS (PPC) DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIZEM SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)?
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Hilton Santos Aguiar
Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Administração Responsável pela submissão
2 - Sonia Maria da Silva gomes
- Universidade Federal da BAhia
3 - Fátima de Souza Freire
-

Reumo

Em 2015, Nações Unidas lançou a agenda 2030 composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que baseados no triple bottom line (Elkington, 2012), sinaliza que as IES necessitam incorporar os ODS em todo currículo no sentido de contribuir para o desenvolvimento do capital humano, promover ações de sustentabilidade e cumprir a Agenda 2030 para garantir um futuro melhor (Leal Filho et al., 2018). Nesse sentido, as pesquisas em educação para sustentabilidade em Contabilidade não têm informado como os ODS estão presentes nos PPCs das IES.
Aparado nessas discussões que esse estudo buscou resposta ao seguinte questionamento: Quais relações as Instituições de Ensino Superior, com nota máxima no último ENADE 2018, dos cursos de Ciências Contábeis estabelecem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Projeto Pedagógico do Curso? Nesse sentido, o objetivo desse estudo é compreender as relações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis, das Instituições de Ensino Superior com nota máxima no último ENADE 2018.
O sistema educacional deve proporcionar ações efetivas em busca de um futuro mais sustentável (GALBRAITH, 1972; TILBURY, 1995; JACOBI, 2005; STERLING, 2011; CARS; WEST, 2014). No âmbito dos ODS (ONU, 2015), essa discussão ainda é pouco debatida nos cursos de Ciências Contábeis (Bebbington e Unerman 2018; 2020), ainda que exista grandes demandas por Contadores com tais habilidades (Botes, Low & Chapman, 2014), e embora essas discussões sejam minorias ela proporciona bases para contribuir para uma educação mais holística (Bebbington, 1997; Gray et al., 1994).
Realizou-se uma pesquisa descritiva e documental em 11 Projetos Pedagógico de Curso (PPC) de IES que ofertam cursos de Ciências Contábeis e que foram avaliadas com nota máxima no ENADE de 2018. Por meio de Análise de Conteúdo e interpretação dos dados proposto por Bardin (2011), e com suporte do QRS NVivo 12.2, foi verificado 118 categorias de análise relacionado aos 17 ODS e metas. A análise resultou em 8.316 referências que, após verificação, 311 destas possuíam relações ao objetivo do estudo.
O ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 9 (Inovação e infraestrutura) foram encontrados em todos os PPCs; seguido do ODS 2 (Erradicação da fome), em 81,8%; o ODS 10 (Redução das desigualdades), em 72,7%; e o ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), em 54,5% dos PPCs. Por outro lado, não foram localizados resultados para o ODS 14 (Vida na água), ODS15 (Vida terrestre) e ODS 17 (Parcerias e meios de implantação), que estiveram associados ao que correspondem as metas 9.5; 9.b; 4.3; 4.4; 4.5; e 4.7 dos ODS.
Ao considerar que a análise procurou relacionar os 17 ODS e suas 169 respectivas metas com os PPCs, pode-se concluir que os cursos de Contabilidade das IES consideradas pelo estudo conseguem projetar satisfatórias perspectivas para contribuir com o desenvolvimento sustentável e para os ODS, principalmente, por meio da educação de qualidade; inovação e infraestrutura; erradicação da fome; redução das desigualdades; e pelo trabalho decente e crescimento econômico.
Bebbington, J. and Unerman, J. (2018), "Achieving the United Nations Sustainable Development Goals: An enabling role for accounting research", Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 31 No. 1, pp. 2-24. https://doi.org/10.1108/AAAJ-05-2017-2929 Gray, R.H., Bebbington, J. and McPhail, K. (1994), “Teaching ethics in accounting and the ethics of accounting teaching: educating for immorality and a possible case for social and environmental accounting education”, Accounting Education, Vol. 3 No. 1, pp. 51-75.