Resumo

Título do Artigo

MÉTRICAS SOCIAIS COMO FORMA DE MENSURAÇÃO PARA OS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Nathan Pedroni de Oliveira
- Universidade Feevale Responsável pela submissão
2 - Paola Schmitt Figueiró
-
3 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Os últimos anos foram marcados por mudanças na vida dos brasileiros e de todas as pessoas no mundo. Catástrofes ambientais, crises políticas e crises sanitárias geraram impactos sociais, ambientais e psicológicos (GIFE, 2020). Estes fatos estão tornando as pessoas mais conscientes de seus atos e também estão cobrando mais das organizações, assim as práticas organizacionais estão sendo desafiadas cada vez mais para que, não somente atendam demandas financeiras, mas também demandas sociais. Desta forma, surgem os negócios de impacto social – NIS (BARKI; RODRIGUES; COMINI, 2020).
Esta pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Como as produções científicas evoluíram em relação à temática de métricas sociais para os negócios de impacto social? Para tanto, o objetivo geral é identificar os direcionamentos das pesquisas para a temática de métricas sociais e negócios de impacto social, visando compreender os métodos utilizados para mensuração do “bem gerado”, a partir de uma revisão sistemática da literatura.
Os NIS surgem para atender as expectativas comerciais e os anseios sociais. O foco recai sobre a mudança social que desejam atingir (BARKI; RODRIGUES; COMINI, 2020). Alinhado a isto, a inovação social emerge para desenvolver produtos/serviços que atendam às necessidades sociais (PETRINI; EISELE, 2018). Quanto às métricas de impacto social, o IMP (Impact Management Project) surge como um fórum que busca construir um consenso global sobre esta temática, em como medir e gerenciar os impactos gerados (IRIS, 2022).
Realizou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) nas bases de dados Scopus e Web of Science, durante o mês de maio de 2022, para identificar os artigos que relacionam as palavras “metrics” e “social impact”. Não foi aplicado nenhum filtro para o período. Buscou-se apenas os artigos com subárea “busi”, além de documentos tipo artigos e publicações finais, por fim, a linguagem foi limitada a inglês e português. A busca inicial retornou com cinquenta e um artigos. Posterior a leitura dos resumos, 28 artigos foram desconsiderados. Assim, 23 artigos foram considerados para análise.
Percebe-se que os artigos publicados possuem como foco os "Métodos Utilizados" ou "Tipos de Métricas", apresentando informações fornecidas pelas empresas sobre como mensuraram o impacto das suas atividades. Além disto, os artigos que possuem foco no método utilizado, como: SROI, IRIS, Teoria da Mudança. Ressalta-se que a ferramenta SROI é a mais citada entre os autores, contudo, não há um consenso de que a ferramenta seja efetiva. Os estudos também abordam que a medição do impacto social está relacionada a percepção e julgamento de todos os stakeholders.
As organizações precisam se posicionar frente as adversidades e problemas sociais, neste contexto surgem os negócios de impacto social (NIS), que mesclam a eficiência do segundo setor com a visão social do terceiro setor, assim criando uma nova forma de empreender, permitindo que lucro financeiro e lucro social sejam vistos e estejam equilibrados. Assim, a busca pela criação do valor social está conectada a percepção e envolvimento dos stakeholders, além disto os métodos e abordagens para mensuração das métricas sociais dependem dos produtos/serviços ofertados.
BARKI, E. et al. Social entrepreneurship and social business: Retrospective and prospective research. Revista de Administração de Empresas, v. 55, p. 380-384, 2015. BARKI, E.; RODRIGUES, J.; COMINI, G. M. Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 477-501, 2020. IRIS. IRIS+ and the Five Dimensions of Impact. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2022. PETRINI, M.; EISELE, F. V. P. Uma proposta de modelo para as organizações em busca de inovação sustentáv