Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA COMO ESTRATÉGIA PARA A SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE PORCELANATO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Alexandre Magno Vieira Gonçalves de Brito
Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Engenharia Mecânica Responsável pela submissão
2 - Ana Lyvia Tabosa da Silva
-

Reumo

O surgimento do porcelanato deu-se na Itália na década de 1980 e começou a ser produzido por meio industrial no Brasil a partir do ano de 1996 (XAVIER, 2016). O Brasil é hoje um dos grandes produtores mundiais do revestimento cerâmico ocupando a terceira posição mundial. Diferentes análises podem ser desenvolvidas para diagnosticar as linhas de produção cerâmica. A Análise de Fluxo de Materiais e Energia (AFME, do inglês MEFA Material and Energy Flow Analysis) é um método analítico para quantificar os fluxos de materiais e energia associados a um processo produtivo.
Este estudo tem a seguinte questão de pesquisa: Como mensurar e visualizar o quantitativo de material e energia que uma linha de produção de porcelanato consome? De que forma isso poderia ser feito e quais análises poderiam ser extraídas? O objetivo deste trabalho é quantificar o montante de matéria-prima e o fluxo energético de uma linha de produção de porcelanato e identificar suas perdas residuais, por meio da metodologia AFME em uma indústria cerâmica localizada no nordeste do Brasil.
O porcelanato é um composto de placas cerâmicas agregadas com argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2020). A AFME pode ser usado para identificar os fluxos relevantes que podem ser melhorados de forma apropriada (RODRIGUEZ et al., 2011). Segundo BINDER (2007), a ferramenta tem grande potencial quando aplicado nas áreas industriais, onde já tem sido usado com sucesso para otimizar os fluxos de materiais e resíduos em processos de produção.
AFME é uma das metodologias mais importantes para quantificar o uso de recursos através da contabilização de fluxos de massa, energia ou água (BLEISCHWITZ, 2010; REIS, 2020) inserido em um sistema estabelecido por sua área e intervalo temporal específico para o estudo aplicado. A mensuração dos dados de matéria-prima e energia durante todo o ciclo produtivo de porcelanato foi registrada por meio do Excel. O Microsoft Excel é um programa de planilha e análise o qual possui recursos de interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e construção de tabelas (MICROSOFT, 2022).
A metodologia AFME é uma ferramenta bastante útil para visualizar balanços de materiais e energia em um processo de fabricação, corroborando com Naohiro et al. (2018). A partir da quantificação e visualização dos fluxos de matéria e energia, pode-se partir para uma etapa posterior de proposição de estratégias para os hotspots identificados no processo produtivo. Este estudo possui um desdobramento ambiental (BRITO; SILVA; CARVALHO, 2022) que quantifica as emissões de gases de efeito estufa com base na AFME estabelecida.
A metodologia AFME é uma ferramenta essencial para quantificar os fluxos de matéria e energia associados a um processo produtivo. As perdas mensais na linha de produção foram quantificadas em 1.186.600 kg de material, com um consumo mensal de 231.650 kWh, sendo divididos em 201.896 kWh de eletricidade e 29.754 kWh de coque de petróleo. Mensalmente obtém-se 2.685.425 kg de porcelanato (produto acabado). Observou-se que as etapas mais problemáticas em termos de perda são conformação, esmaltação e sinterização, para as quais numa etapa posterior podem ser propostas estratégias de mitigação.
BLEISCHWITZ, R., 2010, International economics of resource productivity – Relevance, measurement, empirical trends, innovation, resource policies. International Economics and Economic Policy, v. 7, n. 2–3, p. 227–244. REIS D.; C., 2020, Fluxo de materiais e eficiência no uso de recursos na indústria da construção, DoC, Tese, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. MICROSOFT. Auxílio e aprendizado da ferramenta Excel (2022). Disponível em: Acesso em: 12 set. 2022