Resumo

Título do Artigo

AS PERCEPÇÕES DOS PRODUTORES RURAIS E DOS REPRESENTANTES DA AGROINDÚSTRIA SOBRE OS DESAFIOS E AS EXPECTATIVAS NO FUTURO PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JENIFFER BORGES MODESTO
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - Sinop
2 - ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS
- Responsável pela submissão
3 - WANDER BOSCO SOUZA DO PRADO
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4 - CLAUDIANE DA SILVA DOS SANTOS
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Reumo

Moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. Esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados às suas cadeias produtivas.
De acordo com o exposto, questiona-se: quais as percepções dos produtores rurais e dos representantes da agroindústria sobre os desafios e as expectativas para o futuro do agronegócio brasileiro? Fins responder à problemática da pesquisa, determinou-se como objetivo evidenciar as percepções dos produtores rurais e dos representantes da agroindústria sobre os desafios e as expectativas futuras para o agronegócio brasileiro.
Araújo (2017) afirma que o agronegócio brasileiro possui papel fundamental na economia brasileira, em especial, na região Centro-oeste do Brasil, mas seu desenvolvimento é acompanhado por crescentes preocupações com os impactos ambientais provocados pela agricultura e pecuária nos recursos naturais, que podem repercutir na biodiversidade, na disponibilidade hídrica, na qualidade do ar, do solo e na saúde humana. Bosch (2022) afirma que são vários os desafios que o agronegócio terá que enfrentar no futuro.
É uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e um estudo de caso. Na análise dos dados foi utilizada a ferramenta conhecida como nuvem de palavras e ainda elaborado um discurso coletivo dos posicionamentos dos participantes de um evento, Norte Show, realizado em Sinop/MT sobre o agronegócio.
De modo geral, o resultado da pesquisa mostrou que para os produtores rurais e os representantes da agroindústria, os desafios a serem enfrentados pelo agronegócio brasileiro são: a escassez dos insumos, as restrições ambientais, a logística e o escoamento da produção, as questões políticas e a concorrência de outros países. Por outro lado, as expectativas são as melhores possíveis tais como: diminuição das tarifas e taxas, avanço tecnológico, produção responsável, aperfeiçoamento da gestão produtiva, utilização dos recursos naturais conscientemente e redução de gases do efeito estufa.
Dessa forma, pode-se chegar a algumas conclusões: conhecem o conceito de produtor rural; sabem da facilidade de acesso ao mercado; concordam com é obrigação do produtor rural preservar o meio ambiente e que as informações contidas nos rótulos dos insumos devem ser de linguagem simples e acessível ao leigo; sabem da importância da logística para o agronegócio; conhecem o conceito de empreendedor agroindustrial; concordam que o agronegócio representa uma parcela importante do PIB brasileiro; sabem que o desmatamento associado à expansão agrícola é um grande desafio para o agronegócio brasileiro.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. 2004. ANDREOLI, Cleverson V.; JR., Arlindo P. Sustentabilidade no agronegócio. São Paulo: Editora Manole, 2021. ARAÚJO, M. J. Fundamentos do Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2017. BACHA, C. J. C. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2004. BIALOSKORSKI NETO, S. Agribusiness cooperativo: Economia, doutrina, e estratégias de gestão, 1994, 149 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.