Resumo

Título do Artigo

O ENOTURISMO COMO TENDÊNCIA E ALTERNATIVA SEGURA NUM PERÍODO PÓS PANDÊMICO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Sofia Vendrame Ferreira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo Responsável pela submissão
2 - Gabriel Elias Souza Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo
3 - Ana Carolina Padua Machado
Universidade de São Paulo - USP - FFLCH
4 - Rodrigo Ribeiro de Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Paulo
5 - Julia Pereira Gonçalves
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Reumo

O enoturismo pode ser pode ser definido como visitação de vinícolas e outros, sendo realizado majoritariamente ao ar livre. Durante a pandemia da Covid-19, a Wine South American (2020) aponta que o setor de vinhos teve um crescimento das vendas no mercado. O vinho se relaciona à atração de turistas para as regiões vinícolas. Sabendo que a pandemia trouxe a priorização da saúde e segurança (CAVASINI et al. 2020), entende-se que o turismo seguirá a mesma tendência e que o enoturismo seguirá crescendo no Vale dos Vinhedos.
Com as tendências de destinos com mais atrativos ao ar livre após o período pandêmico (FGV, 2020), a pergunta a ser respondida é: “Como o enoturismo no Vale dos Vinhedos pode ser entendido como uma alternativa segura num período pós pandêmico?”. Com isso, o objetivo é compreender o enoturismo como um segmento turístico em desenvolvimento no Vale dos Vinhedo e identificar os principais fatores de contribuição. Ademais, procura-se responder a anseios referentes à perspectiva do mercado, servindo como base para as expectativas futuras de colaboradores do enoturismo e produtores de vinho.
O Vale dos Vinhedos está ganhando destaque no contexto do enoturismo brasileiro. Em razão da pandemia da Covid-19, novos riscos foram adicionados aos riscos já existentes nas atividades ao ar livre (LNT, 2020 apud CAVASINI et al, 2020). Considerando a gestão de riscos, as atividades ao ar livre estimulam o interesse da população (CAVASINI et al, 2020). De acordo com a FGV (2020) é provável que haja um acréscimo no número de viajantes que escolhem conscientemente destinos turísticos que envolvam contemplação da natureza assim como o enoturismo.
A análise começa com a observação do contexto das publicações. Depois segue-se com notícias e decretos relacionados à pandemia de Covid-19 no mesmo período das publicações.
Rocha e Montardo (2005), atestam que no método netnográfico a observação é uma das formas de se estudar o ambiente virtual. Utilizando as publicações no Instagram de três vinícolas Vinícola Casa Valduga, Vinícola Aurora e Vinícola Salton foi feita uma análise referente às publicações coletadas em relação ao período de Março de 2020 a Abril de 2021, quando estas foram publicadas.
Segundo a análise de postagens das vinícolas Salton, Aurora e Casa Valduga, percebe-se a relação entre as medidas de prevenção adotadas durante a pandemia da Covid-19 e a necessidade de manter os visitantes informados, mostrando que as vinícolas analisadas preocupam-se com a segurança. Para que o enoturismo tenha deveras o crescimento previsto como tendência, é necessário a adoção de medidas que tenham foco no enoturista. Portanto, o enoturismo, tendo como recorte as três vinícolas, todas localizadas no Vale dos Vinhedos, é um segmento seguro e uma tendência para um período pós-pandêmico.
CAVASINI, Rodrigo, et al. Gestão de Riscos de Atividades ao Ar Livre durante a Pandemia de Covid-19: Um Relato de Experiência. Revista Thema, vol. 18, 2020. FGV, Projetos. Impacto Econômico do Covid-19: Propostas para o Turismo Brasileiro, 2020. ROCHA, Paula Jung; MONTARDO, Sandra Portella. Netnografia: incursões metodológicas na cibercultura. E-Compós, v. 4, 2005. WINE SOUTH AMERICA. Setor comemora recorde no consumo de vinho no Brasil em 2020. Disponível em: https://www.winesa.com.br/setor-comemora-recorde-no-consumo-de-vinho-no-brasil-em-2020/. Acesso em: 12 de set. de 2021.