Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO LOCAL: componentes da multidimensionalidade avaliativa para a região de mananciais em São Bernardo do Campo.
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FLAVIO GALIO ARAUJO DUTRA
Universidade Federal do Piauí - UFPI - CAFS/Curso de Administração Responsável pela submissão
2 - Raquel da Silva Pereira
- Programa de Pós-graduação em Administração / USCS
3 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - PPGA/FEI/SP

Reumo

A presente pesquisa partiu do pressuposto da existência de um dinamismo socioeconômico ágil que deixa para trás uma parcela da população. Influenciado pelas teorias clássicas, que eram atreladas exclusivamente ao enfoque econômico, o conceito de desenvolvimento regional nos estudos atuais reflete uma abordagem mais holística do termo e incorpora outras perspectivas em seu cerne, tais como as abordagens social e ambiental. Estudou-se a realidades local de um território que pode estar sendo privado de suas capacidades pela ausência de intervenções acertivas, sejam públicas ou privadas.
Procurou-se identificar, por meio de indicadores objetivos, os limitadores de desenvolvimento local existentes na área do entorno da Represa Billings, especificamente no município de São Bernardo do Campo, que se constituem como impeditivos para o desenvolvimento social e ambiental dessa população. O objetivo foi o de que, a partir da identificação destes indicadores, os mesmos possam ser usados na medição temporal do desenvolvimento socioambiental da região estudada do município de SBC.
Teorias do Desenvolvimento Regional (anos 1950), Causação Circular Cumulativa (Myrdal, 1957), Teoria da Dependência (Furtado, anos 1960), Teoria do Desenvolvimento da América Latina (Raul Prebisch, 1963) eTeoria do Desenvolvimento Endógeno (2015)
Os dados da presente pesquisa são provenientes de 17entrevistas semiestruturadas feitas com pessoas que possuíssem conhecimento mais aprofundado da realidade local a partir de suas atividades cotidianas e/ou profissionais e por transitarem em diferentes bairros da área estudada. As entrevistas renderam 923 minutos de áudio, que foram transcritos e geraram 636 páginas. Fez-se uso da Análise de Conteúdo, com o apoio do software NVivo.
Os resultados da pesquisa evidenciaram a existência de muitos problemas socioambientais na área de estudo, e que os quais podem estar agindo como limitadores para o desenvolvimento da região. A partir das falas dos entrevistados e da literatura na qual esta pesquisa se pautou, foram consultados vários temas (saúde, educação, moradia, ocupação, meio ambiente, segurança pública, saneamento, cultura etc.) e como resposta obtiveram-se manifestações que permitiram a conclusão de que existem, dentre os temas consultados, aqueles que são mais relevantes e carecem de intervenções urgentes.
A partir do estudo realizado, pode-se afirmar que os fatores evidenciados a partir das falas dos entrevistados e dos dados secundários levantados e analisados podem ser úteis para que gestores públicos os considerem nas futuras tomadas de decisões em prol do desenvolvimento local/regional estudado e, ainda, que sirva de balizamento para gestores públicos de outras localidades/regiões similares.
AMARAL FILHO, Jair do.; BARDIN, Laurence; CRESWELL, John W.; CRESWELL, John W.; PLANO CLARK, Vicki L.; FEHDER, D.; STERN, S.; PNUD. PNUD Brasil; PIKE, Andy; RODRIGUEZ-POSE, Andrés; TOMANEY, John; SEN, A.; MONTUSCHI, L.; SIEDEMBERG, Dieter Rugard; TOMANEY, John.