Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE ÍNDICE COMPOSTO DE SUSTENTABILIDADE DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nayhara Wolkartte Costa Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Vitória Responsável pela submissão
2 - Mariângela Dutra de Oliveira
-
3 - Dejanyne Paiva Zamprogno
-
4 - Márcia Regina Pereira Lima
-

Reumo

A declaração da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável destacou o saneamento como alguns dos maiores problemas ambientais e de saúde pública. O lançamento de esgotos nos corpos d’água é um dos principais motivos de poluição no Brasil. As Estações de Tratamento de Esgoto consomem energia, produzem subprodutos líquidos e sólidos, além de produzirem gases nocivos. A sustentabilidade das ETE está vinculada à minimização destes impactos ambientais. Para avaliar a sustentabilidade das ETE é fundamental criar instrumentos de mensuração da sustentabilidade.
Tendo em vista a necessidade de elaboração de instrumentos capazes de avaliar a sustentabilidade dos sistemas de tratamento de esgoto, este estudo propõe uma metodologia de cálculo de um Índice Composto de Sustentabilidade de ETE (ICS-ETE) que agrega e parametriza, por meio de uma metodologia de análise multicritério, as três dimensões da sustentabilidade, gerando uma planilha eletrônica de fácil uso, prática, visual, adaptável e que auxilie na gestão da operação dos sistemas e no estabelecimento de metas de melhoria.
A ETE gera subprodutos líquidos (efluente tratado), subprodutos sólidos (areia, lodo e escuma) e gasosos (biogás e emissões voláteis). É necessário desenvolver metodologias de avaliação da sustentabilidade com integração das três abordagens: a econômica, a ambiental e a social (SANCHES, 2009). O desafio na construção destas metodologias é englobar, por meio de uma escala comparável aspectos quantitativos e qualitativos. Nessa perspectiva, adquire relevância a teoria de apoio multicritério à decisão – AMD (GOMES et al., 2009).
A amostra das ETE que foram utilizadas no estudo foi selecionada após a realização de análise estatística descritiva de todas as ETE operadas pela Companhia Espírito Santense de Saneamento. A metodologia de construção do ICS-ETE utiliza o fundamento de análise multicriterial por meio do método dos pesos médios. Para construir o indicador proposto foi programada uma planilha com base na utilizada por Zamprogno (2004). Os dados utilizados para o teste da planilha são referentes a média do ano de 2021.
O levantamento realizado evidenciou que o UASB representa 48% da amostra sendo definido tipologia utilizada no estudo. A análise evidenciou uma distribuição em quatro faixas de vazão. Foram selecionadas oito ETE, localizadas no interior, sendo duas em cada faixa de vazão. Os critérios de composição do ICS-ETE foram definidos pelos pesquisadores com base na literatura, na legislação ambiental e em função da tipologia selecionada. Os dados das ETE foram lançados na planilha programada. A análise geral demonstrou que a medida que a vazão aumenta há uma queda da condição de sustentabilidade.
A metodologia proposta foi eficaz para construir uma ferramenta visual de análise da sustentabilidade de ETE, considerando critérios ambientais, sociais e econômicos. A análise da sustentabilidade por simetria do triângulo formado pela demonstração gráfica tridimensional do ISA, ISS e ISE permite uma avaliação adequada uma vez que uma maior sustentabilidade está ligada ao equilíbrio entre fatores ambientais, econômicos e sociais. Por ser uma ferramenta desenvolvida utilizando planilha eletrônica pode ser adaptada a outras tecnologias de tratamento.
GOMES, L. F. A. M. et al. Tomada de Decisão Gerencial – Enfoque Multicritério. Ed. Atlas. São Paulo, SP. 2009. SANCHES, A. B. Avaliação da sustentabilidade de sistemas de tratamento de Esgotos sanitários: uma proposta metodológica. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2009. ZAMPROGNO, D.P. Sistema de suporte à decisão espacial para a escolha de locais e dimensionamento de reservatórios. Tese (Doutorado em Engenharia). Universidade de São Paulo. 203 p. São Paulo. 2004