Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social e Consumo Sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores de produtos cosméticos
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Paulo Augusto Gumiero
-
2 - Etienne Cardoso Abdala
- Universidade Federal de Uberlândia Responsável pela submissão
3 - Sany Karla Machado
- Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

A sustentabilidade é uma dasprincipais questões discutidas em âmbito internacional, isso porque cada vez mais vivenciamos os danos ocasionados por ações humanas que inviabilizam a sobrevivência do planeta e geram a preocupação com os recursos naturais, primordiais para nossa sobrevivência. Estudos que pautam a sustentabilidade e a consciência dos consumidores e empresas sobre a importância de seus papéis na sociedade são relevantes para se compreender a relevância de cada ação e a conscientização de cada papel na construção de uma sociedade em prol da sustentabilidade
Diante do exposto, tendo em vista que o trabalho foi desenvolvido em uma conjuntura em que cada vez mais os consumidores e empresas possuem fáceis informações sobre Educação Ambiental e seus papeis na sociedade como responsáveis por suas ações, busca-se a resposta para a seguinte questão de pesquisa: o que os consumidores consideram como realmente relevante no ato de compra de cosméticos? O objetivo geral da pesquisa é identificar, analisar e compreender os critérios que caracterizam o comportamento dos consumidores de cosméticos com relação à possível predileção por produtos sustentaveis
A pesquisa de Simões, Giraldi e Oliveira (2012) elaborou uma análise de regressão onde se constatou a presença de uma influência dos valores pessoais dos consumidores sobre a decisão de compra por produtos verdes, ou seja, aqueles consumidores que possuem valores compatíveis com o que o produto representa, estão mais aptos a consumi-lo. Assim, ao traçar um perfil dos indivíduos que tendem a consumir de forma sustentável e ecológica, valorizando essas práticas, Lira (2018) aponta que esse comportamento é mais comum entre mulheres de maior escolaridade, renda e idade
Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza como quantitativa, em que é possível traduzir, por meio de números, as opiniões e informações coletadas com base no questionário aplicado. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário do tipo survey disponibilizado em meio digital (formulário via Google Forms) aplicado online e presencialmente de janeiro a agosto de 2021. Em termos de métodos de análise de dados, foram utlizadas análises estatísticas descritivas simples como avaliação da média e desvio padrão, e também regressão múltipla para identificação de associação entre as variáveis.
Com base nas estatísticas apresentadas, foi possível observar uma tendência por parte dos consumidores em buscarem ações que fazem parte do portfólio do movimento sustentável, apesar de outros fatores serem considerados mais influentes em suas decisões de compra.Porém, quando analisamos de forma objetiva quais itens são mais importantes, visualizamos que práticas sustentáveis, como a apresentação do apoio ao movimento sustentável por parte da empresa, assim como a oferta de produtos orgânicos ou veganos, podem ficar em segundo plano quando o assunto é consumir cosméticos, perdendo para preço,
O consumidor final é um agente importante com relação à preocupação sobre a responsabilidade socioambiental dos empreendimentos de cosméticos, sendo capaz pressionar as corporações e influenciar na maneira como esse mercado ofertante irá atender sua demanda, seja por meio da prestação de contas à sociedade, pelo modo como executam a extração da matéria-prima, pela cooperação com o meio ambiente como forma de não se envolverem em escândalos, pela criação de produtos sustentáveis de modo a atender um novo mercado ou pela criação de produtos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente
SIMÕES, R.; GIRALDI, J.; OLIVEIRA, S. Influência dos valores pessoais no comportamento «verde» do consumidor. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 11. núm. 4, 2012, pp. 26-37. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal. LIRA, F. T. Fatores que influenciam a valorização de produtos ecológicos por consumidores ecologicamente conscientes. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 90-107, 2018. MORAGA, O. A. et al. Consumo sustentable y responsabilidad social. Una visión convergente que contribuye al desarrollo sustentable. Interciencia2020