Resumo

Título do Artigo

SE AS VENDAS VÃO BEM, NEM TUDO VAI BEM
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Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ingrid Júlia Souza dos Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC - Ifac Responsável pela submissão
2 - Dion Alves de Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC - Universidade do Vale do Itajaí - Univali
3 - Pollyana Rufino de Souza Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC - IFAC
4 - José Marconde Souza da Silva
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Biguaçu

Reumo

Este caso promove uma reflexão sobre a empresa Diniz Dedetizadora. A empresa cresceu e aos poucos tomou espaço no mercado. José conquistou clientes, e passou a atender até mesmo outras cidades do estado. Contudo, ela vem apresentando falhas, como no controle de custos e no feedback. Com isso fica o dilema: Como garantir uma segurança financeira? E qual estratégia ele deve adotar? Conclui-se que, com o estudo do caso, é possível descobrir então que ferramentas como a benchmarking e a execução do colhimento dos feedbacks são capazes de auxiliar e até mesmo resolver o impasse do empreendedor.
Qual estratégia o empreendedor e o sócio devem adotar para cortar os gastos e como construir uma estratégia de feedbacks útil para o empresário? Selecionar um modelo de estratégia para fins de solucionar o problema e produzir um sistema útil de feedbacks para o gerente a fim conhecer os erros e aperfeiçoar as atividades.
Oliveira e Bernardes (2017, p. 111) dizem que “a finalidade do benchmarking é de forma sistematizada identificar e comparar o processo e o desempenho de um setor, entre seus competidores, em um ambiente que está constantemente mudando”. No estudo de caso, percebe-se que José já realizou essa atividade sem perceber, quando buscou nas empresas de dedetização informações de funcionamento delas. E ainda, Yamashita e Gouvêa (2020, p. 118) defendem que “é preciso ouvir tanto os clientes atuais, como os clientes potenciais, em poder da concorrência, não conquistados ou perdidos”, onde há falha.
Caso de ensino
Esse caso de ensino foi feito para ser utilizado, como base para a aprendizagem do aluno sobre a ferramenta de gestão que é o benchmarking dentro das organizações. Além de também provocar reflexão sobre a importância do feedback. Afinal, a relevâncias desse assunto são várias, até mesmo para a segurança da empresa. Como por exemplo a pergunta: 1. Se fosse desviado uma quantia em dinheiro, a gestão iria notar? 2. Qual estratégia o empreendedor e o sócio devem adotar para cortar os gastos? 3. Como construir uma estratégia de feedbacks útil para o empresário?
Foi visto que apesar da organização ser notadamente nova, a empresa deu muito certo e tem gerado bastante lucro, o resultado dos seus ganhos é a resposta da fidelização dos consumidores. O dono da empresa citada, tem opções para conseguir contornar o que vem acontecendo dentro da mesa, basta aplicar as técnicas já mencionadas como foi mostrado anteriormente. Porém, a empresa não realizou nenhuma atitude ainda, um ponto negativo que leva a perca de dinheiro e tempo. Por outro lado, espera-se que caso de ensino como este ajude a empresa a tomar uma decisão e ajude a progredir.
OLIVEIRA, Geísa Gaiger de et al. O que é o benchmarking? Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa: vol 1. Porto Alegre: Marcavisual, 2017. p. 110-125, 2017. YAMASHITA, Sandra Sayuri; GOUVÊA, Maria Aparecida. Marketing de relacionamento: Importância e implicações no mercado consumidor. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, p. 103-124, 2020. https://doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n4p103-124