Resumo

Título do Artigo

Os Resultados da Inovação Social na Perspectiva dos Beneficiários do Microcrédito na Zona Sul da Capital Gaúcha.
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - MARCOS LEANDRO CERVEIRA
Universidade FEEVALE - Ciências Contábeis Responsável pela submissão

Reumo

As frequentes transformações ocorridas na sociedade moderna têm assinalado para a necessidade de relações sociais mais justas e igualitárias. A exclusão de indivíduos dos processos básicos da vida - como alimentação e acesso aos bens de consumo elementares - e de relações institucionais necessárias ao desenvolvimento humano, representam um desafio para governos, empresas, organizações sociais e sociedade em geral. Dentre as necessidades básicas, se encontra, também, o acesso aos recursos financeiros que possam representar uma oportunidade de desenvolvimento ao indivíduo.
Portanto o problema de pesquisa que se estabelece é: Quais são os resultados da inovação social na vida dos beneficiários do microcrédito? A partir dessa questão foi desenvolvido o objetivo dessa pesquisa que será avaliar os resultados gerados na vida dos beneficiários do microcrédito, como ferramenta de inovação social.
Atualmente, implementam-se novas soluções na sociedade, no intuito de lidar com a inclusão social. A contribuição da inovação social é motivadora, no entanto diversos conceitos foram talhados para sua definição. Não é objetivo desse trabalho discorrer sobre suas diferentes abordagens, mas de acordo com os propósitos desse trabalho, destaca-se a definição de Cloutier (2003), para quem a inovação social se apresenta como uma resposta nova à situação social julgada não satisfatória e que visa ao bem-estar dos indivíduos e das coletividades, através do atendimento de necessidades humanas.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, através de coleta de dados a partir de uma Instituição Comunitária de Crédito (ICC) de Porto Alegre e alguns dos seus beneficiários do microcrédito. A entidade situada em Porto Alegre, nasceu em 1996, a partir de uma iniciativa conjunta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, FEDERASUL e AJE-POA, para fornecer crédito com pouca burocracia, rapidez e taxas acessíveis aos pequenos empresários, registrados ou não.
Verificou-se que os resultados apresentados se alinham com a expectativa da inovação social na vida dos indivíduos de acordo com os autores pesquisados, como a melhora da condição financeira e ao aumento do empoderamento, ficando claro o aumento de laços sociais , seja com clientes, fornecedores, clubes e demais empresas. No que tange a qualidade de vida, não se pode confirmar o que está previsto na teoria, os resultados se misturam, de um lado, percebeu-se melhora com o empreendimento, mas de outro condições de saúde que deixaram desejar.
Ao concluir esse artigo observou-se os resultados esperados da inovação social, na vida dos beneficiários do crédito. Esse ponto envolve a qualidade de vida, os resultados financeiros e o empoderamento. Foi identificada a melhora nos resultados financeiros e o empoderamento dos atores, no entanto com respeito à qualidade de vida, a contribuição apresentou-se de maneira parcial. A avaliação com respeito ao BES físico e emocional apontou para repetidos problemas de saúde e para a falta de atenção e de tempo, para trata-los.
ANDRÉ, Isabel; ABREU, Alexandre. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, XLI, 81, p. 121-141, 2006. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1465.> Acesso em: 25/mai./2022. BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 47, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2011. CLOUTIER, J. Qu'est-ce que l'innovation sociale? Montreal: Centre de Recherche sur les Innovations Sociales. Document de travail de l'interaxe, 2003.