Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM MODELOS DE NEGÓCIOS DE IMPACTO
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Liara de Oliveira Müller
- Administração
2 - Camila Peripolli Sanfelice
- Universidade Federal de Santa Maria Responsável pela submissão
3 - Jordana Marques Kneipp
- Universidade Federal de Santa Maria
4 - Rodrigo Reis Favarin
- Administração
5 - Ana Paula Perlin
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

A ideia de gerar impacto social por meio de técnicas empresariais, com o auxílio de tecnologias e visando obter lucro, tem se tornado um caminho alternativo para a economia global. Perante este desafio, surge o conceito de negócios de impacto. A sustentabilidade cada vez mais tem integrado a agenda dos negócios, sendo um fator de vantagem competitiva. De modo que, a combinação da inovação sustentável aos negócios demanda que a empresa modifique as suas estratégias, envolvendo todos os stakeholders, bem como desenvolvendo novas práticas de criação, entrega e captura de valor (RITCHER, 2013).
Este estudo se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: Como se caracterizam as inovações sustentáveis em modelos de negócios de impacto? A partir desse questionamento desenvolveu-se o objetivo geral do estudo, que consiste em analisar as inovações sustentáveis em modelos de negócios de impacto.
Os negócios de impacto surgem como uma combinação de dois modelos, aqueles que maximizam o lucro, com o objetivo de criar valor aos acionistas e, os que cumprem objetivos sociais, sem fins lucrativos possuindo a capacidade de agir como um agente de mudança para o mundo, com características comerciais suficientes para sobreviver e ainda dar lucro (YUNUS; MOINGEON; LEHMANN-ORTEGA, 2010). Considera-se que, os empreendimentos de impacto social têm como característica fundamental as inovações sustentáveis, conforme o conceito de Barbieri et al. (2010).
Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com quatro empresas brasileiras que fazem parte do Mapa Social de Impactos de Negócios Sócio+Ambiental, elaborado pela plataforma Pipe.Social e do Programa Vivenda. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com transcrições de entrevistas.
Os resultados revelam que quanto ao perfil as empresas pesquisadas são constituídas de forma tradicional. As empresas permeiam entre as obrigações tributárias de empresas convencionais e não atuam como ONG’s. As inovações sustentáveis destacadas pelos empreendimentos analisados estão atreladas à maximização de eficiência energética e hídrica, com auxílio de placas solares, reaproveitamento da água, reutilização de materiais e se preocuparem em dar o destino adequado aos resíduos baseados no conceito da economia circular.
Pode-se dizer que as inovações sustentáveis nos modelos de negócios de impacto das empresas entrevistadas compreendem principalmente à maximização de eficiência energética e hídrica. E que nenhuma das organizações desenvolve soluções sustentáveis em larga escala para maximizar os benefícios socioambientais por se considerarem de pequeno porte.
YUNUS, M., MOINGEON, B., LEHMANN-ORTEGA, L. Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43, 308-325. 2010. RICHTER, Mario. Business model innovation for sustainable energy: German utilities and renewable energy. Energy Policy, v. 62, p. 1226-1237, 2013. BARBIERI, J. C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de administração de empresas, v. 50, p. 146-154, 2010.